NOTÍCIAS

‘Vamos ter que fazer concurso para várias carreiras’, diz Lula

Brasília - DF

Presidente Lula destaca a necessidade de contratação de servidores e realização de concursos federais em diferentes áreas. Confira!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta sexta-feira, 28, a necessidade de realizar novos concursos federais em diversas carreiras. O anúncio foi feito no evento para sanção do reajuste salarial de 9% para os servidores públicos. 

“Estamos em uma fase de reconstrução do país. Vamos ter que fazer concursos em várias carreiras para repor aquilo que desapareceu. Quando a gente fala em fazer concurso, algumas pessoas reclamam de gastança. Mas para melhorar qualquer serviço público, é preciso contratar pessoas”, disse Lula.

De acordo com o presidente, é preciso contratar servidores para desenvolver áreas como Saúde e Educação.

“Você não melhora a Educação sem professor e servidores técnico-administrativos. Você não melhora a Saúde, sem mais médicos, enfermeiros. Você não melhora o serviço público sem contratar mais gente”, destacou.

Lula ainda reforçou o déficit funcional no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que já teve 1.700 servidores e hoje atua com só 700.

Havia a expectativa de que o presidente e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciassem no evento o primeiro pacote de autorizações de concursos federais. O que não ocorreu. 

Em sua fala, a ministra Esther enfatizou a reabertura da mesa permanente de negociação com o funcionalismo público. “O atual governo não vê os servidores como parasitas. Eles são essenciais. A valorização dos servidores é essencial na reconstrução do serviço público”.

Mais cedo, o presidente Lula falou no encerramento do Acampamento Terra Livre sobre a necessidade de contratação de servidores na Funai:

“Nós precisamos cuidar do plano de carreira da Funai, porque tem muita coisa pra consertar. Vamos precisar remontar o governo, contratar gente”, disse Lula.

Governo federal já trabalha na autorização de concursos 

A ministra Esther Dweck já revelou que está trabalhando em autorizações de novos concursos federais. Estão em análise pedidos para preenchimento de 8 mil vagas em diversos cargos.

Esther chegou a informar que o primeiro pacote de concursos seria anunciado até 10 de abril, quando o governo completou seus primeiros 100 dias. No entanto, apenas uma autorização foi publicada no Diário Oficial da União. 

O Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) recebeu aval para abrir um novo concurso com 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. Os cargos exigem o nível superior.

Por sua vez, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Receita Federal devem ter concursos autorizados, além de auditores. 

A fala de Tebet ocorreu no dia 13 de abril, durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp. “Vai ter concurso para o IBGE, concurso para o Ipea, concurso para auditores, concurso para a Receita”, disse Tebet.

Concursos da área ambiental devem ser anunciados

Já a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, adiantou que o Ibama e o ICMBio estão incluídos no pacote de concursos federais que serão autorizados.

Marina sinalizou também o aval para um concurso no próprio Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O número de vagas para cada órgão ainda não foi revelado.

Além disso, o governo liberou a chamada dos excedentes dos concursos para o Ibama e o ICMBio, abertos em 2021. 

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão o concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva, de forma emergencial. Isso é um grande reforço para essa área que foi completamente exaurida”, disse a ministra na segunda-feira, 10, em entrevista à CNN Brasil.

Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Governo federal destaca sobre a necessidade de concursos federais (Foto: Divulgação)

As autorizações formais ainda não foram divulgadas no Diário Oficial da União. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pede novo concurso com 2.408 vagas para analistas ambientais e analistas administrativos, de nível superior.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) solicita 887 vagas para analistas ambientais e administrativos. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima não divulgou os quantitativos de vagas pleiteadas.

Veja quais concursos podem ser autorizados em 2023

A partir da fala da ministra Esther Dweck, cresce a expectativa sobre quais órgãos receberão o aval para novos concursos públicos. Folha Dirigida traz uma lista de quais áreas poderão ser contempladas:

  • Auditor fiscal do trabalho (AFT);
  • Área administrativa da Polícia Federal;
  • INSS;
  • Banco Central;
  • IBGE;
  • Ibama;
  • ICMBio;
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Agências Reguladoras.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) também pode receber aval para novo concurso com 500 vagas. Segundo apuração do o jornal Folha de SP nos bastidores do governo, a autorização deve ser anunciada em breve. 

Oficialmente, o MGI ainda não se manifestou sobre quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos.

Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/especial-fd/concursos-federais-2023-anuncio

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, ‘Vamos ter que fazer concurso para várias carreiras’, diz Lula?
Aperte no botão abaixo.