Tribunal de Contas do Distrito Federal inicia o processo de escolha da banca do concurso TC DF para áreas fim e meio. Veja detalhes!
O Tribunal de Contas do Distrito Federal deu início ao processo de escolha da banca do seu novo concurso TC DF. As oportunidades previstas são para as áreas fim e meio, cuja autorizaão já foi publicada.
O trâmite do processo foi enviado pela Secretaria de Gestão de Pessoas à Secretaria-Geral de Administração na última quinta-feira, 27.
Nas próximas semanas o nome da banca organizadora deverá ser revelado e, em seguida, a instituição será contratada. O órgão ainda não revelou quais são as cotadas. No concurso mais recente, o Cebraspe foi o organizador.
Na autorização anunciada, a única confirmação é de que as oportunidades serão para as áreas fim e meio. A autorização da Corte veio em sessão plenária.
Recentemente, um PL que aprova a alteração dos cargos foi aprovado. Houve uma reestruturação das carreiras, com nomenclaturas alteradas e requisito de escolaridade modificado.
Veja como era e como ficou:
Como era | Como ficou |
Analista de Administração Pública | Auditor de Controle Externo |
Técnico de Administração Pública e Técnico de Controle Externo | Analista Administrativo de Controle Externo |
Auxiliar de Administração Pública | Técnico Administrativo de Controle Externo |
O cargo de técnico administrativo de controle externo passará a ser o único de nível médio, enquanto os demais terão exigência de nível superior.
O quantitativo de vagas ainda não foi definido, mas o tribunal confirma que o objetivo é “evitar o comprometimento das atividades finalísticas e de suporte ao funcionamento da Corte de Contas.”
Em abril de 2022, o ex-presidente do TC DF, Paulo Tadeu, chegou a anunciar um novo concurso público. Havia, inclusive, a expectativa de que a seleção pudesse ser lançada em 2022.
Concurso TC DF teve aval em 2018
Vale lembrar, também, que em 2018 o Tribunal de Contas do Distrito Federal chegou a ter um concurso TC DF autorizado com vagas para a área meio. Na época, o aval teve a seguinte distribuição anunciada,:
⇒ Procurador – Nível superior – uma vaga
⇒ Analista – Nível superior – três vagas
⇒ Auditor – Nível superior – sete vagas
⇒ Técnico – Nível médio – três vagas
Após formar as comissões para cada cargo, o quantitativo de vagas foi alterado e alguns cargos retirados. Apenas procurador e auditor tiveram seus editais divulgados, enquanto o técnico e o analista saíram do radar.
O Cebraspe foi a banca organizadora escolhida para organizar todos os concursos que chegam a ser realizados.
Concurso TC DF de técnico e analista
O TC DF não realiza concurso para os cargos de técnico e analista desde 2014, quando um edital foi divulgado pelo próprio Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A oferta foi de 69 vagas, sendo 19 destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para o analista.
Concurso TC DF de auditor
O tribunal teve um edital de concurso TC DF para auditor de controle externo divulgado em fevereiro de 2020. A oferta inicial foi de dez vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva
A carreira exige curso de nível superior em qualquer área de formação, sem a necessidade de experiência mínima ou registro no conselho.
O salário oferecido em edital foi de R$16.673,35 para uma jornada de trabalho diurna, onde os servidores do quadro de pessoal dos serviços auxiliares do tribunal terão carga horária fixada no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do DF.
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/tribunal-de-contas-do-distrito-federal/concurso-tc-df-2023-inicio-escolha-banca