NOTÍCIAS

Ministro do Trabalho confirma concurso AFT ainda em 2023

Ministério do Trabalho

Após pedido de urgência do novo concurso AFT ser enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Luiz Marinho confirma edital ainda este ano.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou a realização do novo concurso AFT ainda em 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19, durante o lançamento da Frente Parlamentar pelo combate ao trabalho escravo, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Haveremos de fazer concurso neste ano para reforçar a equipe. É uma necessidade, apesar do arcabouço fiscal”.

O anúncio ocorre dias após um pedido de urgência por um novo concurso AFT 2023 ser enviado da Casa Civil ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável pelas autorizações de seleções federais.

O pedido partiu da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, que no fim de março realizou uma audiência pública para tratar de casos de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Na ocasião, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Machado, foi um dos participantes da audiência e cobrou da comissão o apoio pela abertura de concurso.

No pedido por agilidade para a realização do novo concurso pra Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), a comissão reforçou a necessidade de recompor o quadro de servidores a fim de intensificar os trabalhos de fiscalização.

O último pedido de concurso para o cargo foi entregue no dia 9 de maio deste ano, durante reunião da diretoria do Sinait com o ministro do Trabalho. O quantitativo de vagas solicitado não foi revelado.

Na ocasião, Luiz Marinho reconheceu a necessidade de um novo edital para a carreira, em meio ao déficit de servidores, que chega a ser superior a 45% da dotação legal.

À espera de concurso, MTE forma grupo de trabalho

Esta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) formou um Grupo de Trabalho (GT), para tratar de proposta de carreira para os servidores da pasta. A medida ocorre em meio ao possível aval de um novo concurso público.

Entre os membros do GT, pelo menos dez irão compor a comissão nacional de negociação dos servidores administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Recentemente, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef SP) fez um alerta pela necessidade de implantação do plano de carreira específico e o fim do desvio de função e do assédio moral institucional. 

“Presidente Lula, faça justiça àqueles que, há anos, garantem a continuidade das políticas públicas de trabalho à população”, pediu a comissão nacional dos servidores administrativos do MTE, a Fenasps e o Sindsef SP.

O grupo de trabalho terá até o próximo dia 31, para concluir os estudos.

Vale lembrar que, além do concurso AFT, há também a expectativa de vagas para as áreas Administrativa e de Tecnologia da Informação (TI).

A previsão foi passada pelo secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, em abril deste ano.

Pedido de urgência pelo concurso AFT chega ao MGI (Foto: Enit GOV)

Concurso AFT está previsto na segunda leva do governo

Apesar da expectativa pelo aval para as carreiras administrativas, o concurso AFT é o mais esperado.

No último dia 2, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse que o concurso AFT será anunciado no segundo pacote de autorizações do Governo Federal.

Ainda não há uma data prevista para o aval, considerando que o primeiro pacote ainda está em curso. Somente na primeira semana do mês, 600 vagas foram autorizadas.

Desse total, 502 foram para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e 98 para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA).

A segunda leva contará com um concurso para o IBGE, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e os ministérios da Educação, do Planejamento e do Trabalho, segundo a ministra. 

Veja detalhes do último pedido de concurso AFT

O último pedido de concurso AFT enviado, que se tem conhecimento, é de 2020. Na ocasião, foram solicitadas 1.524 vagas de auditor-fiscal do trabalho.

A solicitação, que foi feita em 2022 pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), não foi revelada, assim como a deste ano. 

Apesar da falta de resposta, categoria e auditores-fiscais do trabalho seguem cobrando a realização do concurso AFT.

Como já relatado pelo Sinait, a carreira de auditor-fiscal do trabalho conta com 3.630 vagas, mas cerca de 40% do quadro está vago, já que há apenas 1.949 ativos.

O cargo tem o nível superior em qualquer área como requisito e uma remuneração a partir de R$21.487 (valor referente a 2019).

Fonte: folha.qconcursos.com/n/concurso-aft-2023-pedido-de-urgencia

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Ministro do Trabalho confirma concurso AFT ainda em 2023?
Aperte no botão abaixo.