No dia 14 de julho o Ministério da Educação publicou a Portaria n.º 1.375/2023 com a redistribuição de 70 códigos de vagas para contratação de servidores técnico-administrativos para a UFDPar.
São 42 vagas para cargos nível “D” (nível médio) e 28 cargos nível “E” (nível superior), voltadas para as áreas: administrador, contador, assistente social, engenheiro, médico, pedagogo, psicólogo, bibliotecário, analista de tecnologia da informação, arquivista e auditor.
Essa conquista foi oriunda do intenso trabalho dos Reitores das 6 Universidades “Supernovas” (Federal do Delta do Parnaíba, Federal do Catalão, Federal de Jataí, Federal de Rondonópoles, Federal do Agreste do Pernambuco e Federal do Norte do Tocantins) junto ao legislativo e no MEC, para aprovação da Lei nº 14.563, de 28 de abril de 2023, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que alterou o anexo V da Lei nº 14.535, de 17 de janeiro de 2023, e fixou receita e despesa da União para o provimento financeiro dos cargos.
Para o Reitor Pro Tempore, João Paulo Sales Macedo, a chegada desses primeiros códigos de vagas é fruto do permanente diálogo com o MEC, que tem sido muito sensível a nossa luta e a situação das Universidades Supernovas, há anos funcionando com déficit de servidores. “Estamos correndo com os trâmites administrativos para a organização de concurso público para fortalecer as ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão, assistência estudantil, e prestação de serviços à comunidade.”, comenta o Reitor.