A Fundação Getulio Vargas está entre as cotadas para o concurso Fazenda e Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso à proposta enviada pela banca.
O concurso do Ministério da Fazenda, recém-autorizado, já começa a receber proposta de bancas organizadoras. Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento enviado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que manifestou interesse em organizar a seleção.
No documento, enviado na última quinta-feira, 10, a instituição diz:
“Gostaríamos de participar da seleção para realizarmos o próximo certame do Ministério da Fazenda, por entendermos que somos, hoje, a maior e melhor realizadora de concursos, exames e avaliações do país”.
A Fundação Getúlio Vargas enviou ao ministério um ofício contendo dados e histórico de organizações da banca, bem como retrospectos positivos, prêmios e destaques que alcançou.
Até o momento, não foi divulgado publicamente se o Ministério da Fazenda já tem comissão formada destinada à organização do novo concurso. Geralmente, é este grupo de servidores que conduz o processo de escolha da banca.
Vale destacar que a proposta enviada pela FGV, acessada pela reportagem, não a garante como banca contratada.
Prova disso é que também foi acessado um documento de 2022, quando a FGV também manifestou o mesmo interesse, quando ainda não havia autorização.
É provável que outras bancas também enviem propostas.
Concurso Ministério da Fazenda será para auditor federal
A realização de um novo concurso para o Ministério da Fazenda é bastante aguardado, principalmente pelo fato de que as vagas serão para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado à pasta.
Foram autorizadas 40 vagas para a carreira de auditor federal de finanças e controle (AFCC), que é destinada a quem tem nível superior.
A remuneração inicial da carreira será de R$21.582,80. O valor é composto pelo vencimento básico mais o auxílio-alimentação de R$658 dos servidores da União, reajustado este ano.
Segundo dados divulgados pelo órgão, atualmente, há cerca de 620 cargos vagos que podem ser preenchidos.
Quando será publicado o edital?
O edital tem prazo limite para ser divulgado até 15 de janeiro de 2024, ou seja, são seis meses de acordo com a portaria autorizativa.
Mas, em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que os editais autorizados devem ser publicados ainda este ano.
Já as provas serão aplicadas dois meses após o lançamento do edital. As nomeações, por suas vez, ocorrerão em 2024.
Governo Federal terá concurso para a Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada à Fazenda
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Último concurso STN ocorreu em 2012
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) não realiza concurso público para a carreira de nível superior há mais de dez anos.
O último, realizado pela extinta Escola de Administração Fazendária (Esaf), ocorreu em 2012, quando a carreira ainda era denominada analista de finanças e controle (AFC).
Em 2016, a nomenclatura foi alterada para auditor federal de finanças e controle (AFCC).
O último edital para efetivos do STN trouxe mais de 200 vagas, com chances para candidatos com deficiência.
As oportunidades foram distribuídas em cinco áreas de conhecimento, sendo elas:
- Contábil;
- Desenvolvimento Institucional;
- Econômico-financeira;
- Tecnologia da Informação: Governança e Gestão em Tecnologia da Informação; e
- Tecnologia da Informação: Gestão em Infraestrutura de Tecnologia da Informação.
A seleção atraiu mais de 21,8 mil inscrições homologadas. A maior parte dos candidatos (10.122) concorreu às vagas de analista da área econômico-financeira.
Etapas de seleção
No concurso anterior de auditor federal da Fazenda, os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas de avaliação, com as seguintes estruturas:
Primeira Etapa
- Prova 1 – Objetiva de Conhecimentos Gerais
- Prova 2 – Objetiva de Conhecimentos Específicos para cada Área de Conhecimento
- Prova 3 – Discursiva para cada Área de Conhecimento
Segunda Etapa
- Curso de Formação – de caráter apenas eliminatório, ao qual foram submetidos somente os candidatos habilitados e classificados na primeira etapa.
Fonte: Mateus Carvalho – folha.qconcursos.com/n/concurso-ministerio-da-fazenda-2023-fgv-cotada