NOTÍCIAS

Concursos PF e Ibama: “nós precisamos”, diz presidente Lula

Ministério do Planejamento

O presidente Lula reafirmou a realização de novos concursos para o Ibama e a PF, durante live realizada nesta terça-feira, 8.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar nesta terça-feira, 8, que um novo concurso para o Ibama é necessário. A novidade, porém, foi a menção à necessidade de uma seleção também para a Polícia Federal.

“Só o Ibama tinha 1.700 pessoas quando eu era presidente da República, quando nós voltamos tinham 700 pessoas. Não tem capacidade de fiscalização, então nós precisamos ter consciência de que não é gasto, nós precisamos fazer concurso […] A Polícia Federal para tomar conta disso, é porque nós precisamos de mais policiais, fazer mais concursos, senão você não combate o crime organizado”, disse o presidente”.

A declaração de Lula ocorreu durante o Conversa com o Presidente desta terça-feira, 8. De acordo com Lula, nos últimos anos, o quadro de pessoal do Ibama reduziu e há urgência para a recomposição da força de trabalho.

Esta não é a primeira vez que o chefe do Poder Executivo Federal menciona a necessidade de um concurso para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

No dia 11 de julho, durante o mesmo programa, Lula citou o mesmo percentual e necessidade de novo edital para o órgão.

Desde que assumiu a presidência, em janeiro, Lula vem reafirmando a necessidade de um novo concurso Ibama. Apesar disso, o instituto recebeu aval apenas para o preenchimento de 257 nomeações de aprovados em 2021, sendo:

  • 24 analistas administrativos;
  • 100 analistas ambientais; e 
  • 133 técnicos ambientais.

Concursos Ibama e INSS foram citados por presidente Lula

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Novo concurso PF é citado por Lula

A necessidade de um novo concurso PF foi citada por Lula, sendo então uma novidade para a atual gestão, que prioriza, até então, outras categorias.

O desejo só havia sido citado, até o momento, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no início do governo, em fevereiro.

Na ocasião, Dino citou que o presidente teria indicado o desejo de realizar novos concursos para a Polícia Federal. Apesar disso, a posição do MJSP é pela prorrogação da validade da última seleção.

Vale lembrar que tanto PF quanto PRF realizaram seus últimos concursos públicos em 2021, ambos com oferta de 1.500 vagas para a área Policial.

No momento, a pasta tenta a reestruturação de carreiras na Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Penal Federal.

Cargos do último concurso PF

O edital do concurso PF trouxe a oferta autorizada de 1.500 vagas, todas de nível superior. A distribuição pelos cargos foi a seguinte:

  • agente de polícia  – 893 vagas
  • escrivão de polícia  – 400 vagas;
  • papiloscopista policial federal  – 84 vagas;
  • delegado de polícia  – 123 vagas.

As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. 

Recentemente, o Governo Federal autorizou mais de 8 mil vagas em novos concursos federais, mas, por ora, não há previsão de aval que contemple as Forças da Segurança Pública (PF, PRF e Depen).

Fonte: Juliana Goes – folha.qconcursos.com/n/concurso-pf-e-ibama-lula

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concursos PF e Ibama: “nós precisamos”, diz presidente Lula?
Aperte no botão abaixo.