NOTÍCIAS

Concursos federais: 8 mil vagas em análise no Ministério de Gestão

Preparatório. Imagem :Pixabay

Assessor especial da ministra Esther Dweck fala sobre autorizações de novos concursos federais e chamada de excedentes. Confira os detalhes!

Cerca de 8 mil vagas em concursos federais estão em análise pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Na segunda-feira, 24, José Celso Cardoso Júnior, assessor especial da titular da pasta, Esther Dweck, informou que autorizações devem ser concedidas até julho. 

O assessor participou de uma reunião com entidades vinculadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). No encontro, foram tratados assuntos como concurso público e nomeação de aprovados. 

José Celso Cardoso Júnior afirmou que, nesse primeiro momento, o MGI está focado em reorganizar as estruturas de Estado. De forma a priorizar a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas. 

De acordo com ele, milhares de vagas serão anunciadas até julho para cargos na área ambiental, agrária, da cultura e educação, além das agências reguladoras. As autorizações serão divididas em blocos. 

O primeiro bloco, segundo o assessor especial, será composto por avais para órgãos da Administração Direta e entidades que atuam na máquina estatal. Já no segundo bloco, devem ser incluídos outros órgãos e autarquias, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Em contato com a Folha Dirigida, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos enviou uma nota informando sobre a análise de vagas para novos concursos federais. Confira:

“Esclarecemos que há um conjunto de demandas por concursos encaminhadas, ainda no ano passado, ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) por órgãos e entidades do Executivo Federal, e que totalizam 8 mil vagas. Essas demandas feitas no ano passado estão em análise junto aos ministérios – dado que houve até uma alteração estrutural da Esplanada – para a definição da quantidade de vagas que será possível abrir neste ano, considerando o orçamento previsto pela LOA 2023.

Ressaltamos que o MGI está analisando as demandas por concursos públicos dos órgãos e entidades do Executivo Federal, visando recuperar a capacidade de atuação do governo para a execução de políticas públicas. As autorizações, quando realizadas, inclusive com o número de vagas, serão publicadas no Diário Oficial da União e amplamente divulgadas por esta Assessoria de Comunicação”.

Reunião entre o assessor especial da ministra Esther Dweck e o Fonacate
Assessor especial se reúne com entidades vinculadas ao Fonacate
(Foto: Sindifisco Nacional)

Na reunião com as entidades vinculadas ao Fonacate, o assessor especial da ministra Esther Dweck ainda destacou o foco para os concursos em aberto, com a nomeação de excedentes. 

Há pedidos para chamada de mais aprovados nos concursos do INSS, Controladoria-Geral da União (CGU), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outros. 

“Esther já havia informado que, antes de cogitar a abertura de novos concursos, a prioridade seria pelo aproveitamento dos certames em aberto, como é o caso da CGU e da Abin, com o chamamento de 25% dessas carreiras”, informou Rudinei Marques, presidente do Fonacate.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, já adiantou que o governo deve autorizar a chamada de excedentes dos concursos Ibama e ICMBio, abertos em 2021. Além da realização de novas seleções na área ambiental. 

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão o concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva, de forma emergencial. Isso é um grande reforço para essa área que foi completamente exaurida”, disse Marina Silva, em entrevista à CNN Brasil.

Ministra deve autorizar primeiro pacote de concursos federais

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, já revelou que trabalha para que novos concursos federais sejam autorizados nas próximas semanas.

No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o MGI é o responsável por analisar e autorizar os pedidos de concursos de órgãos federais. 

Conforme informado por Esther Dweck, um primeiro pacote de concursos seria anunciado até 10 de abril, quando o governo completou seus primeiros 100 dias. No entanto, apenas uma autorização foi publicada no Diário Oficial da União. 

O Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) recebeu aval para abrir um novo concurso com 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. Os cargos exigem o nível superior.

Por sua vez, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Receita Federal devem ter concursos autorizados, além de auditores. 

A fala de Tebet ocorreu no dia 13 de abril, durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp. 

“Vai ter concurso para o IBGE, concurso para o Ipea, concurso para auditores, concurso para a Receita”, disse Tebet.

Saiba quais concursos podem ser autorizados em 2023

A partir da fala da ministra Esther Dweck, cresce a estimativa sobre quais órgãos receberão o aval para novos concursos públicos. Folha Dirigida traz uma lista de quais áreas poderão ser contempladas:

  • Auditor fiscal do trabalho (AFT);
  • Área administrativa da Polícia Federal;
  • INSS;
  • Banco Central;
  • IBGE;
  • Ibama;
  • ICMBio;
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Agências Reguladoras.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) também pode receber aval para novo concurso com 500 vagas. De acordo com apuração do o jornal Folha de SP nos bastidores do governo, a autorização deve ser anunciada até a sexta-feira, 28 de abril. 

O anúncio ocorrerá em meio à semana do Acampamento Terra Livre, que acontece durante toda a semana (de 24 a 28 de abril), em Brasília/DF.

Oficialmente, o MGI ainda não se manifestou sobre quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos.

Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/especial-fd/concursos-federais-avais-ate-julho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concursos federais: 8 mil vagas em análise no Ministério de Gestão?
Aperte no botão abaixo.