Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás anuncia novos concursos para servidores e magistrados. Editais podem sair ainda em 2023!
O desembargador Carlos França tomou posse nesta quarta-feira, 1º, como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás para o biênio de 2023-2025.
Em entrevista coletiva, ele anunciou que um novo concurso TJ GO para magistrados e servidores deve ser aberto este ano.
Na última terça, 31 de janeiro, 140 analistas judiciários, aprovados no último concurso, tomaram posse.
“Este concurso está em reta final e outros serão lançados imediatamente para magistrados e servidores com o objetivo de atender as demandas do 1º grau”, afirmou o desembargador, conforme informações do portal A Redação.
O presidente afirmou que a meta principal da próxima gestão continuará sendo a prestação jurisdicional.
“A meta é garantir julgamentos céleres e eficientes. O que a sociedade precisa, bem como advogados, Ministério Público e Defensoria Pública? Decisões judiciais. Será muito trabalho de servidores e magistrados, claro, sem esquecer de toda a estrutura que precisamos para isso: acesso à informação, tecnologia da informação, sistemas de processos eletrônicos e investimento no material humano”, completou.
Em setembro de 2021, o Tribunal de Justiça de Goiás publicou edital de concurso com 95 vagas imediatas para o cargo de analista judiciário. O órgão, porém, já nomeou quantitativo superior com o aproveitamento de excedentes.
Inicialmente foram disponibilizadas 46 oportunidades para analista da Área de Apoio judiciário e Administrativo, carreira destinada a quem tem nível superior em qualquer área. Nesse caso, as remunerações são de R$3.833,88.
As outras 49 vagas foram para analista da área Judiciária, para formados em Direito. O salário é de R$4.259,86. Houve reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros.
A seleção registrou 20.357 inscritos e ocorreu de forma unificada. Isto é, as vagas não foram distribuídas por região no edital. A convocação de aprovados se dá mediante a necessidade do órgão em cada localidade.
Veja como foram as provas do último concurso TJ GO
O concurso para analistas judiciários do TJ de Goiás, realizado entre 2021 e 2022, foi composto por provas objetivas e discursivas.
Os concorrentes foram submetidos a 60 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, cinco de História e Geografia de Goiás, dez de Legislação Complementar e 30 de Conhecimentos Específicos.
Por sua vez, a prova discursiva teve como objetivo avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
No caso de juiz substituto, o último concurso foi aberto em 2021 e ainda tem etapas em andamento. A oferta é de 52 vagas imediatas mais formação de um cadastro de reserva.
A carreira de juiz tem como requisitos: Bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de prática jurídica. Além disso, é preciso ter menos de 65 anos na data da posse, idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais.
O concurso para magistratura é composto pelas etapas de: provas objetivas, provas escritas; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos.
Fonte:
folhadirigida.com.br/concursos/noticias/tribunal-de-justica-de-goias/concurso-tj-go-2023-anuncio