Tribunal de Justiça do Estado da Bahia escolheu a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca do concurso TJ BA da área de apoio. Saiba mais!
O concurso TJ BA já tem banca organizadora definida. A instituição escolhida foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que deve ter o seu contrato assinado em breve para a publicação do edital acontecer em seguida.
O termo da dispensa de licitação que confirma a FCC como banca foi publicado no Diário Oficial do TJ BA desta quarta-feira, 25.
As carreiras e quantitativo de vagas ainda não foram divulgados, mas sabe-se que a seleção será para o provimento de cargos permanentes das Serventias da Justiça e da área administrativa.
Na primeira quinzena de janeiro, o secretário-geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia, informou aos representantes do Sinpojud que o TJ BA estaria no processo de finalização da contratação da banca organizadora.
Também foi informado que o edital está previsto para sair ainda no primeiro semestre, ou seja, até junho.
Concurso TJ BA tem regulamento publicado
Em setembro, foi publicado o regulamento do novo concurso TJ BA. O documento é a uma prévia do edital, mas sem detalhar vagas e cronograma.
Veja a seguir mais detalhes:
► Reserva de vagas
O documento informa que serão reservadas:
- 5% das vagas a candidatos com deficiência, compatível com o exercício da função, e aprovados no concurso;
- Serão reservadas aos negros 30% das vagas oferecidas no edital do concurso para provimento de cargos efetivos.
► Prazo de validade
O concurso público terá prazo de validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
► Inscrição e isenção
- A inscrição dos candidatos deverá ser efetuada exclusivamente via internet no site da organizadora.
- Haverá isenção da taxa de inscrição ao candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, até a data da inscrição.
► Etapas
- Serão aplicadas provas objetivas, prova discursiva e de títulos, podendo ser de caráter classificatório e eliminatório;
- As provas para os cargos de nível médio e nível superior serão realizadas em turnos distintos;
- As provas serão realizadas nos Municípios de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador; Vitória da Conquista e outros indicados pelo edital.
Concurso TJ BA já foi autorizado
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia recebeu aval do Conselho e foi aprovado. Agora, a seleção deve avançar com os preparativos visando o lançamento do edital ainda este ano.
A decisão do Conselho foi dada por unanimidade e publicada em Diário Oficial do Poder Judiciário:
Foi, ainda, “Aprovada, à unanimidade” a Resolução nº 01/2022-CM que “Dispõe sobre a realização de concursos públicos de provas e títulos para provimentos de cargos permanentes das Serventias da Justiça e da área administrativa, inclusive para formação de cadastro de reserva, no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia”.
Sobre o último concurso TJ BA
O TJ BA está sem realizar concurso para servidores desde 2014. Na época, a oferta foi para 200 vagas em cargos de técnicos e analistas, sendo 93 técnicos e 107 analistas.
As chances para técnicos foram distribuídas entre áreas Judiciária, que exigia o nível médio; e para Tecnologia da Informação, com requisito do médio/técnico.
No caso dos analistas, as chances eram na área Judiciária, que exige formação em Direito; apoio especializado, cujo requisito são cursos de graduação específicos; e Administrativa, que aceita graduação em qualquer curso.
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/tj-ba-mig/concurso-tj-ba-2023-servidores-banca