O Tribunal de Justiça do Acre formou comissão para estudo de um novo concurso TJ AC. Saiba mais!
Um novo concurso TJ AC pode estar nos planos do tribunal. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial, uma comissão foi formada para estudar a necessidade de um novo edital.
Veja a portaria publicada nesta quinta-feira, 16 de março:
PORTARIA Nº 696 / 2023
A PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ACRE, Desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, no uso de suas atribuições legais, especialmente o disposto no art. 16, II da Lei Complementar Estadual nº 221/2010 e no art. 361, I do Regimento Interno;
CONSIDERANDO o princípio constitucional do Concurso Público (CF, art. 37, II);
CONSIDERANDO que o último concurso para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de nível superior e de nível médio no Tribunal de Justiça do Estado do Acre ocorreu em 2012;
CONSIDERANDO a necessidade de elaborar diagnóstico para identificação das áreas com carência de servidores, conforme SEI: 0001546-86.2023.8.01.0000.
RESOLVE: Art. 1º Nomear Grupo de Trabalho para realizar o levantamento das necessidades de cargos efetivos, com foco na realização de concurso público no âmbito do Poder Judiciário
O que significa a formação de uma comissão?
Nos concursos públicos, a formação do grupo de trabalho composto por servidores é um dos primeiros passos para o lançamento de um novo edital. Estes servidores atuam em levantamento de quantos cargos estão vagos no órgão e na elaboração do documento (projeto básico) para a contratação da banca organizadora, por exemplo.
Com a comissão formada, os próximo passo mais concreto deve ser a contratação da banca organizadora.
Concurso TJ AC para técnicos e analistas?
Ainda não há mais informações sobre quais cargos serão contemplados em um próximo concurso TJ AC, no entanto, ao que tudo indica as vagas devem contemplar os cargos de níveis médio e superior, como as de técnico e analista.
Os cargos foram oferecidos no último concurso do Tribunal de Justiça do Acre, feito em 2012.
Na época, o concurso ofereceu 105 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e superior. Para o nível médio havia chances de auxiliar judiciário, motorista e técnico em microinformática.
O concurso foi organizado pelo Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva foi composta por 120 questões. Dessas, 50 eram de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. A prova de Conhecimentos Básicos tinha questões de:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Ética no Serviço Público;
- Legislação Específica;
- Noções de Informática (exceto para os cargos de analista de sistemas, analista de suporte e técnico em microinformática); e
- Raciocínio Lógico (somente para os cargos de analista de sistemas, analistas de suporte e técnico em microinformática).
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/tribunal-de-justica-do-acre-tj-ac-mig/concurso-tj-ac-comissao