Tribunal de Contas forma comissão organizadora do concurso TCE RJ, com 40 vagas para analista de controle externo. Confira!
Após a autorização para realizar um novo concurso TCE RJ, com 40 vagas, a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro formou a comissão organizadora da seleção. Os nomes dos integrantes foram publicados no Diário Oficial desta segunda-feira, 23.
No total, sete servidores compõem a comissão. Eles ficam responsáveis por elaborar o edital, coordenar as etapas e auxiliar no processo de escolha e contratação da banca organizadora.
O concurso TCE do Rio de Janeiro foi autorizado em julho pelo Conselho Superior de Administração do órgão. O aval é para preenchimento de 40 vagas, no cargo de auditor de controle externo, de nível superior.
As oportunidades serão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- 15 vagas para a especialidade de Controle Externo – superior em qualquer área de formação;
- 8 vagas para a especialidade de Ciências Contábeis;
- 8 vagas para a especialidade de Direito;
- 4 vagas para a especialidade de Engenharia Civil; e
- 5 vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação (TI).
Um cadastro de reserva também deverá ser formado para ser utilizado durante o prazo de validade da seleção.
A remuneração inicial é acima de R$13 mil para jornada de trabalho de 40 horas por semana. Os servidores ainda têm direito a auxílios de alimentação, locomoção, saúde e educação (valor por dependente, limitado a três).
TCE do Rio de Janeiro forma comissão de novo concurso público
(Foto: Divulgação)
Após a formação da comissão, o próximo passo do concurso TCE RJ será a elaboração do projeto básico, que funciona como um espelho para o edital.
O documento, que traz informações sobre vagas, cargos, requisitos, etapas de seleção e cronograma, é usado no processo de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para viabilizar a aplicação das provas do concurso.
Oficialmente, ainda não há datas previstas para publicação do edital do novo concurso, inscrições e provas.
Presidente trabalha para editais periódicos no TCE RJ
No primeiro semestre, o conselheiro-presidente do TCE RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, afirmou que os esforços são para abertura de concursos periódicos no tribunal.
De acordo com ele, o ingresso regular de servidores oxigena o quadro de pessoal.
“A realização de concursos periódicos tem sido uma política da minha gestão. A oxigenação dos quadros internos do TCE-RJ, promovida pela entrada de novos servidores, propicia renovação e evolução de tendências e pensamentos, a partir dessas pessoas que vão contribuir por anos para a instituição”, afirmou Rodrigo Melo.
A fala ocorreu durante a posse de 17 servidores, no dia 22 de março.
Lembrando que o resultado final do concurso TCE RJ para técnicos e analistas foi homologado em setembro de 2022 e, desde então, tem sua validade em andamento.
Último concurso TCE RJ foi realizado entre 2021 e 2022
O último concurso TCE RJ para área de apoio teve edital publicado no final de dezembro de 2021. A seleção teve suas etapas no decorrer de 2022.
A oferta foi para técnico e analista de controle externo. Foram 20 vagas imediatas no total, sendo dez para cada cargo. As oportunidades foram para os níveis médio ou superior, respectivamente.
Para analista, as oportunidades foram para quem tinha habilitação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou em curso superior correlato, na área de Informática e Tecnologia da Informação.
No TCE do Rio de Janeiro, a carga de trabalho é de 40 horas semanais e a seleção conta com reserva de vagas para negros, indígenas, hipossuficientes e deficientes. As contratações ocorrem pelo regime estatutário.
Os candidatos do último concurso foram avaliados por provas objetivas e discursivas. Para analistas, houve ainda avaliação de títulos.
Saiba o que foi cobrado nas últimas provas
Confira o que foi cobrado nas provas objetivas e discursivas para os cargos de técnico e analista:
Técnico do TCE RJ
A prova objetiva do técnico do TCE RJ foi composta por 150 questões, sendo 60 de Conhecimentos Básicos e 90 de Conhecimentos Específicos. A estrutura foi a seguinte:
Conhecimentos Básicos – 60 questões
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Legislação Específica.
Conhecimentos Específicos – 90 questões
- Administração Orçamentária e Financeira (AFO);
- Controle Externo da Administração Pública;
- Noções de Contabilidade Pública.
Já a prova discursiva teve três questões a serem respondidas em até 20 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.
Analista de Controle Externo
A prova objetiva do analista do TCE RJ apresentou 200 questões, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 de Conhecimentos Específicos. A estrutura foi a seguinte:
Conhecimentos Básicos – 100 questões
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional.
Conhecimentos Específicos – 100 questões
- Análise de Dados e Informações;
- Banco de Dados;
- Desenvolvimento de Sistemas;
- Engenharia de Software;
- Infraestrutura;
- Segurança da Informação.
Por sua vez, a prova discursiva foi composta por três questões a serem respondidas em até 20 linhas e um estudo de caso de até 60 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.
Fonte: Bruna Somma – folha.qconcursos.com/n/concurso-tce-rj-2023-comissao-organizadora