Previsto inicialmente para 2021, o concurso TCE AL teve sua comissão organizadora formada somente na última terça-feira, 14. Veja detalhes!
Os estudos para um novo concurso TCE AL começam a ganhar forma. Conforme portaria publicada na última terça-feira, 14, o Tribunal de Contas de Alagoas formou a comissão que ficará responsável pelos estudos do próximo edital.
Conforme o documento, integram a comissão o conselheiro Fernando Ribeiro Toledo (presidente), a diretora de Recursos Humanos Marta Regina Corte, o procurador de Justiça Lean Antônio Araújo e os representantes do Ministério Público e da Procuradoria Geral, os procuradores Luis Fernando Souza e Livia de Oliveira.
Além da representante do Ministério Público de Contas, Stella de Barros, e o advogado Reinaldo Lessa de Carvalho, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da seccional de Alagoas.
Com a comissão formada, os próximos passos são a definição do número de vagas e a elaboração do projeto básico do edital, para dar início ao processo de escolha e contratação da banca organizadora.
Somente com a empresa contratada, o edital poderá ser publicado. Vale lembrar que o documento chegou a estar previsto para 2021, quando foi anunciado pelo presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa.
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Tribunal de Contas de Alagoas
- Cargos: agente de controle externo
- Vagas: 30 (previstas)
- Requisitos: nível superior
- Remuneração: R$7 mil
- Status: comissão formada
Concurso TCE AL será para agente de controle
O concurso TCE AL contará com vagas para o cargo de agente de controle externo, como prevê a portaria. O cargo teve 30 vagas criadas recentemente, por meio da Lei Nº 8.661/2022 .
São requisitos de escolaridade para ingresso o diploma de conclusão de curso superior com habilitação nas áreas e quantidades a seguir:
- Administração (quatro vagas);
- Ciências Contábeis (16);
- Ciências da Computação e Informática (uma);
- Direito (seis);
- Engenharia Civil (duas); e
- Engenharia Ambiental (uma).
O vencimento básico para a carreira de agente de controle externo é de R$7 mil, conforme a lei de criação.
Concurso TCE AL recebeu autorização em 2017
Em 2017, o Tribunal de Contas recebeu a autorização para um novo concurso. No entanto, o documento publicado no Diário Oficial não informou as áreas e cargos que seriam oferecidos.
Na ocasião, a Assessoria de Imprensa do TCE AL chegou a informar que seriam contemplados todos os setores do Tribunal, tendo em vista que o déficit de pessoal devido às aposentadorias. Apesar do aval, a seleção não ocorreu.
A última nomeação de aprovados para o Tribunal foi feita em 2011. Já o último concurso foi realizado em 2007, por meio da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Ao todo, foram oferecidas 15 vagas, nos cargos de analista de sistemas, bibliotecário, programador, auditor e procurador.
Todos os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 100 questões específicas para cada cargo. Para as carreiras de auditor e procurador, o concurso contou ainda com provas discursivas e de títulos.
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/tribunal-de-contas-do-estado-de-alagoas/concurso-tce-al-2022-comissao