NOTÍCIAS

Concurso Sefaz SP: ‘nós precisamos realizar’, diz governador

Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reconhece que é necessário um novo concurso Sefaz SP para trazer gente nova ao quadro de servidores.

Sem concurso há dez anos, a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo acumula vacâncias e o governador Tarcísio de Freitas reconhece que é preciso contratar.

Em entrevista ao podcast Flow, o chefe do executivo paulista disse que será necessário realizar concurso, renovar o quadro e colocar gente nova. No entanto, antes, considera importante “dar uma arrumada na casa”.

Ao ser questionado sobre um novo concurso para auditor fiscal, ele disse:

“O fisco é super importante porque ajuda a gente. Estamos em um momento de planejamento estratégico da Receita (…) Nós precisamos realizar concurso, renovar os quadros e colocar gente nova. A grande questão é: eu não posso fazer isso sem dar uma arrumada na casa. Então, vou mandar uma reforminha administrativa para a Assembleia Legislativa para dar uma organizada na questão dos cargos em comissão”.

Vale lembrar que, em 2021, um Projeto de Lei Complementar foi aprovado na Alesp e alterou a nomenclatura do cargo de agente fiscal de rendas para auditor fiscal da receita estadual.

O PL visava aprimorar a estrutura administrativa do estado e alterar temas pertinentes ao regime jurídico dos servidores.

Havia previsão, por exemplo, de bonificação para os funcionários e criação da Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP), no mesmo PL.

Governador Tarcício de Freitas reconhece a necessidade de novos servidores no fisco de São Paulo

(Foto: Governo de SP)

Com um longo período sem concurso público, a Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo (Sefaz SP) acumula cargos vagos. Dados recentes apontavam mais de 2 mil vacâncias, entre cargos de técnicos e auditores.

Por isso, a necessidade é grande pela realização de um novo concurso para suprir o déficit funcional.

Sefaz SP tentou concurso em 2015

Em 2015, a Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo encaminhou um pedido para autorização de novo concurso com 789 vagas de técnico da fazenda estadual.

A intenção era divulgar o edital em 2015, no entanto, em decorrência do ajuste orçamentário feito pelo governo no ano seguinte, o concurso Sefaz SP foi adiado.

Último concurso Sefaz SP teve mais de 800 vagas

O último concurso da Sefaz SP foi realizado há dez anos e contou com 885 vagas, sendo 782 para a área de gestão tributária e 103 para a área de tecnologia da informação.

A organização foi da Fundação Carlos Chagas (FCC) e os concorrentes foram submetidos a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Ao todo, foram cobradas 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos. 

Na parte de Conhecimentos Gerais, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções De Informática e Atualidades.

Já em Conhecimentos Específicos, foram abordadas as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Civil.

Fonte: Mateus Carvalho – folha.qconcursos.com/n/concurso-sefaz-sp-2023-governador-reconhece-deficit

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concurso Sefaz SP: ‘nós precisamos realizar’, diz governador?
Aperte no botão abaixo.