O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reconhece que é necessário um novo concurso Sefaz SP para trazer gente nova ao quadro de servidores.
Sem concurso há dez anos, a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo acumula vacâncias e o governador Tarcísio de Freitas reconhece que é preciso contratar.
Em entrevista ao podcast Flow, o chefe do executivo paulista disse que será necessário realizar concurso, renovar o quadro e colocar gente nova. No entanto, antes, considera importante “dar uma arrumada na casa”.
Ao ser questionado sobre um novo concurso para auditor fiscal, ele disse:
“O fisco é super importante porque ajuda a gente. Estamos em um momento de planejamento estratégico da Receita (…) Nós precisamos realizar concurso, renovar os quadros e colocar gente nova. A grande questão é: eu não posso fazer isso sem dar uma arrumada na casa. Então, vou mandar uma reforminha administrativa para a Assembleia Legislativa para dar uma organizada na questão dos cargos em comissão”.
Vale lembrar que, em 2021, um Projeto de Lei Complementar foi aprovado na Alesp e alterou a nomenclatura do cargo de agente fiscal de rendas para auditor fiscal da receita estadual.
O PL visava aprimorar a estrutura administrativa do estado e alterar temas pertinentes ao regime jurídico dos servidores.
Havia previsão, por exemplo, de bonificação para os funcionários e criação da Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP), no mesmo PL.
Governador Tarcício de Freitas reconhece a necessidade de novos servidores no fisco de São Paulo
(Foto: Governo de SP)
Com um longo período sem concurso público, a Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo (Sefaz SP) acumula cargos vagos. Dados recentes apontavam mais de 2 mil vacâncias, entre cargos de técnicos e auditores.
Por isso, a necessidade é grande pela realização de um novo concurso para suprir o déficit funcional.
Sefaz SP tentou concurso em 2015
Em 2015, a Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo encaminhou um pedido para autorização de novo concurso com 789 vagas de técnico da fazenda estadual.
A intenção era divulgar o edital em 2015, no entanto, em decorrência do ajuste orçamentário feito pelo governo no ano seguinte, o concurso Sefaz SP foi adiado.
Último concurso Sefaz SP teve mais de 800 vagas
O último concurso da Sefaz SP foi realizado há dez anos e contou com 885 vagas, sendo 782 para a área de gestão tributária e 103 para a área de tecnologia da informação.
A organização foi da Fundação Carlos Chagas (FCC) e os concorrentes foram submetidos a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Ao todo, foram cobradas 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.
Na parte de Conhecimentos Gerais, as disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções De Informática e Atualidades.
Já em Conhecimentos Específicos, foram abordadas as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Civil.
Fonte: Mateus Carvalho – folha.qconcursos.com/n/concurso-sefaz-sp-2023-governador-reconhece-deficit