NOTÍCIAS

Concurso Sefaz CE: sindicato aponta déficit de quase 350 servidores

secretária da Fazenda do Ceará. Foto: Valmir Junior

Concurso Sefaz CE é necessário, segundo o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf CE), que aponta um déficit de quase 350 servidores.

Segundo a categoria, apesar do incremento com a seleção de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado segue registrando queda no quadro devido às aposentadorias, tendo uma defasagem de cerca de 350 servidores.

Conforme levantamento, por meio da plataforma “Ceará Transparente”, a categoria afirma que, até setembro deste ano, o número de funcionários públicos ativos era de 1.139, enquanto o quantitativo de aposentados estava em 1.095.

“A diretoria do Sintaf destaca que, mesmo com a realização do último concurso da Sefaz, em 2021, o quadro de servidores atual é menor que o de 2020”, diz em nota.

Em 2015, o número de fazendários ativos era de 1.497, segundo o Sintaf. De lá para cá, houve declínio. A amostragem, no entanto, não considera o período de 2016 a 2019.

A abertura de um concurso público está entre as medidas sugeridas pelos pesquisadores do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), da Fundação Sintaf, para reverter as perdas com o corte da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o pesquisador do Ofice, Lúcio Maia, avalia que a automação dos processos contribuiu para a redução de funcionários nos últimos anos, mas pondera ainda haver uma defasagem a ser suprida.

“Os sistemas sãos importantes. A quantidade de servidores há dez e 20 anos, que era de 3 mil, é necessária hoje? Não, mas, pelo menos, 50% desse total é preciso para a casa poder andar como deve e se tornar mais eficaz e eficiente”, disse.

Sindicato critica secretária por descartar edital de adjunto

Em meio à necessidade de um novo concurso, o Sintaf CE repudiou a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, que negou, em outubro, a realização de um novo concurso Sefaz CE para auditor adjunto.

“Não temos perspectiva mais para esse concurso”, disse a titular da pasta.

A recusa do novo edital deixou a categoria surpresa, já que a postura não estaria de acordo com os compromissos assumidos publicamente com os concurseiros e com o próprio sindicato.

Em setembro, durante reunião com o Sintaf CE, a secretária admitiu a necessidade de reforço nos quadros da pasta, mas afirmou que não havia folga financeira para as convocações, alegando o impacto negativo com a limitação das alíquotas do ICMS.

“Porém, o entendimento do Sintaf é o mesmo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que, em reunião com o sindicato e a Sefaz, em 13 de novembro de 2021, afirmou que não há nenhum impedimento jurídico para a realização do certame”, diz a categoria.

Após a declaração da secretária, a categoria afirmou que vai continuar defendendo o novo concurso para o cargo de auditor fiscal adjunto, com as mesmas atribuições e tabela salarial.

“Os fazendários não podem ficar calados diante de mais um acordo descumprido, de mais um ato de desdém (ou desvalorização) com a Sefaz. O Sintaf está mobilizando as unidades fazendárias e, em breve, divulgará um novo calendário de ações sindicais”, disse.

A carreira tem o nível superior, em qualquer área, como requisito. Conforme informações passadas em 2021, o concurso seria composto por provas objetivas, discursivas e de títulos.

Categoria aponta necessidade de novo concurso Sefaz CE (Foto: Divulgação)
Categoria aponta necessidade de novo concurso Sefaz CE
(Foto: Divulgação)

Veja como foi o último concurso Sefaz CE

O último concurso da Secretaria da Fazenda do Ceará ofereceu 94 vagas imediatas. Desse total, 50 foram para auditor fiscal da receita estadual, cargo generalista que exigiu o nível superior em qualquer área.

As demais oportunidades foram distribuídas pelas seguintes especialidades:

  • auditor fiscal contábil-financeiro (13);
  • auditor fiscal jurídico (20); e
  • auditor fiscal de tecnologia da informação (11).

Nesses casos, os candidatos deveriam ter nível superior na área específica, ou seja, Ciências Contábeis/Administração/Economia, Direito ou Ciências da Computação/Informática/Processamento de Dados.

Os aprovados contam com ganhos de R$16.045,30, para jornada de 40 horas de acordo com o regime estatutário. Como as vagas foram imediata, a seleção não contou com cadastro reserva.

Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/secretaria-de-fazenda-do-estado-do-ceara/concurso-sefaz-ce-2022-sindicato-deficit-de-servidores

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concurso Sefaz CE: sindicato aponta déficit de quase 350 servidores?
Aperte no botão abaixo.