NOTÍCIAS

Concurso Receita: Economia reduz prazo entre edital e provas

O concurso Receita Federal recebeu autorização para a redução do prazo entre edital e provas, que agora será de dois meses apenas. Saiba!

A semana foi de boas notícias para os candidatos do concurso Receita Federal 2022. Além do aval para o novo edital com 699 vagas, o Ministério da Economia também autorizou a redução do prazo para a realização das provas.

Este pedido foi feito pela Receita junto com a solicitação de autorização do concurso e é comum, atualmente, entre órgãos federais. 

O prazo entre a publicação do edital e a realização das provas, oficialmente, é de quatro meses. No entanto, é possível reduzi-lo para dois, desde que haja uma autorização do governo.

E este aval veio junto com a portaria autorizativa, mencionando:

“Parágrafo único. Fica autorizada a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital de que trata o caput e a realização da primeira prova do certame.”

Vale lembrar que este mesmo aval também foi dado nos concursos da CGU, PF, PRF e outros.

Essa redução agiliza a realização do concurso e a realização das etapas. Além disso, é um passo rumo à homologação e convocação dos aprovados. Mesmo que a Receita não consiga nomear ainda este ano, realizar as provas o quanto antes é importante.

Aval do concurso Receita é para preencher 699 vagas

concurso da Receita Federal foi autorizado para o provimento de 699 vagas efetivas e imediatas. Dessas, são:

  • 469 para analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
  • 230 para auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Ambas as carreiras exigem o nível superior como requisito de escolaridade. Os ganhos são bem atrativos, sendo R$12.142,39 do analista e R$21.487,09 do auditor.

Em ambos os cargos, a Receita Federal está com carência de pessoal grande e sem realizar concursos há anos. Para analista, o último foi em 2012, enquanto que para auditor, a última seleção ocorreu em 2014.

“É um quantitativo muito pequeno, mas que serve para nos ajudar a oxigenar as áreas de fronteira onde a Receita atua, que é o foco deste concurso.”

A fala é do subsecretário da Receita Federal, Juliano Neves, que já revelou informações importantes a respeito do novo concurso autorizado.

Fachada da Receita Federal
Concurso da Receita Federal está autorizado para 699 vagas
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cargos do concurso Receita terão provas no mesmo dia

De acordo com o subsecretário da Receita Federal, os preparativos já estão em andamento. Afinal, antes mesmo do aval a expectativa já era grande nos bastidores da Receita. Juliano Neves falou sobre a previsão de provas e banca.

Sobre as avaliações, Juliano garante que as provas serão aplicadas no mesmo dia. O intuito é evitar que hajam aprovados para ambos os cargos e a Receita Federal consiga preencher todas as vagas autorizadas e previstas.

“Teremos que garantir que as provas não caiam durante o período eleitoral, momento em que as escolas estarão reservadas para as eleições. Estamos atuando para realizá-lo [o concurso] o mais rápido possível”, disse Juliano.

Ele ainda garantiu que não tem chances de nomeações ainda este ano. Segundo o subsecretário, elas devem ficar para o meado de 2023, mas sem prever uma data ou mês exato.

Juliano também falou sobre a abrangência deste novo concurso. Segundo ele, será um concurso nacional e não regional, como muitos esperavam. Ele garante que não haverá reserva de vagas para regiões ou municípios.

Concurso Receita Federal pode ter até 873 aprovados

A Receita Federal também poderá chamar excedentes em caso de autorização do Ministério da Economia. Seguindo o Decreto 9.739 de 2019, o órgão poderá solicitar e receber aval para preencher 25% das vagas imediatas.

Isso significa que a Receita Federal poderá, em caso de aval, convocar mais 174 aprovados sendo 57 auditores e 117 analistas, totalizando 873 contratações. O governo também poderá convocar mais aprovados em caso de despacho presidencial.

Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/rf-mig/concurso-receita-federal-2022-prazo-reduzido

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Obrigado por assinar nossas newslatter!

Muito obrigado pela confiança e preferência. Saiba que nos enche de alegria ter você como parte do nosso sonho. Volte sempre.

Olá, posso ajudar?