Ministério Público do Piauí (MP PI) tem concurso autorizado com 30 vagas para técnicos e analistas ministeriais. Níveis médio e superior!
A realização de um novo concurso para o Ministério Público do Piauí (MP PI) foi autorizada nesta quarta-feira, 8, pelo procurador-geral de Justiça, Cleandro Alvez de Moura. O aval está publicado no Diário Oficial do órgão.
A oferta será de 30 vagas imediatas, distribuídas entre os seguintes cargos:
- Técnico ministerial (nível médio): 15 vagas;
- Analista ministerial (nível superior): 15 vagas.
De acordo com o portal da Transparência do órgão , as remunerações iniciais são de R$5.173,55 para técnico ministerial e R$8.025,96 para analista ministerial.
O MP do Piauí já formou a comissão organizadora do concurso. Ao todo, oito servidores compõem o grupo e ficarão responsáveis pelos preparativos do edital e acompanhamento de todo o processo seletivo.
Na comissão, há servidores das áreas de Orçamento, Tecnologia da Informação, Administrativa e Processual. Tais áreas podem estar contempladas no edital, mas não há confirmação, por ora.
Também não há informações sobre data para publicação do edital, inscrições e provas. O órgão ainda deverá contratar uma banca organizadora para viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.
Último concurso MP PI para servidores foi em 2018
Em 2018, o MP do Piauí publicou o edital do último concurso para cargos da área de apoio. A oferta foi de 26 vagas imediatas para os níveis médio e superior.
O destaque foi o cargo de técnico ministerial com 17 vagas na área Administrativa. Para se candidatar foi preciso ter nível médio ou curso técnico equivalente concluído.
No nível superior, foram disponibilizadas nove vagas para analistas ministeriais nas áreas de Engenharia Civil, Processual, Saúde (Medicina e Psicologia) e de Tecnologia da Informação. Nesse caso, foi necessário ter graduação na área de interesse, além de outros requisitos previstos no edital.
O Cebraspe foi o organizador da seleção. O concurso para o MP PI foi composto por duas etapas: prova objetiva e discursiva.
Os inscritos responderam 120 questões no exame objetivo. As disciplinas cobradas foram de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Já na prova discursiva os participantes tiveram que elaborar um texto dissertativo de, no máximo, 30 linhas.
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/mp-pi-mig/concurso-mp-pi-2023-autorizacao