NOTÍCIAS

Concurso Incra 2023: ministro anuncia edital com 742 vagas

Deputado João Daniel afirma que ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou concurso Incra 2023.

Um novo concurso Incra foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, na última terça-feira, 18. A confirmação foi dada pelo deputado federal, João Daniel, em suas redes sociais. 

Ao todo, segundo o deputado, foram anunciadas 742 vagas para servidores. O anúncio, no entanto, ainda não foi confirmado pelo MDA.

“O ministro anuncia concurso no Incra para contratação de 742 servidores, fortalecendo a atuação do órgão na promoção da reforma agrária e regularização fundiária. Mais investimentos em profissionais qualificados para fortalecer o desenvolvimento do campo”, disse (veja aqui ).

O anúncio da seleção ocorre em um cenário favorável, em que novos concursos federais serão autorizados nos próximos dias, como informado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o MGI é o responsável por analisar e autorizar os pedidos de concursos de órgãos federais. 

Segundo Esther Dweck, um primeiro pacote de concursos seria anunciado até segunda-feira, 10 de abril, quando o governo completou seus primeiros 100 dias.

Porém, apenas uma autorização foi publicada no Diário Oficial da União, sendo ela a do Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI), com 814 vagas para analista, tecnologista e pesquisador. 

Deputado confirma concurso Incra após anúncio do ministro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Deputado confirma concurso Incra após anúncio do
ministro Paulo Teixeira (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Sem concurso, Incra expôs déficit de pessoal

Sem novos servidores, o Instituto Nacional de Colonização Agrária tem impedido a movimentação de pessoal. Em maio de 2022, por exemplo, um ofício expôs o déficit no órgão.

Nos últimos concursos realizados pelo Incra, nos anos de 2004, 2005 e 2010, 2.599 servidores ingressaram na autarquia, mas cerca de 33% (858) deixaram de pertencer ao quadro de pessoal efetivo do Instituto.

Diante do quadro deficitário de servidores, o Incra deu início aos trâmites para solicitação de autorização, junto ao então Ministério da Economia, de um processo seletivo com vagas para temporários. A seleção, no entanto, não ocorreu.

Na ocasião, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a não realização, lembrando que a recomposição deveria ser feita por meio de um concurso Incra.

“Em atendimento à recomendação foi formalizado processo de solicitação para realização de concurso público para provimento de 1.497 cargos efetivos, cuja proposta encontra-se em análise no Ministério da Economia”, ressaltou o ex-presidente do órgão, Geraldo José, na época.

Assim como diversos órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, o Incra aguardava, até 2020, pela autorização do antigo Ministério da Economia para contratar pessoal.

Os cargos que compõem o quadro da autarquia são: 

  • nível médio: técnico administrativo e técnico de reforma e desenvolvimento agrário; e
  • nível superior: analista administrativo, analista de reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo.

último concurso do Incra ocorreu em 2010. Na ocasião, foram oferecidas 550 vagas em quase todo o país. As provas foram aplicadas em todas as capitais do país, além de outras cidades.

A seleção teve mais de 53 mil inscritos, com a organização do Instituto Nacional de Educação Cetro.

Fonte:folhadirigida.com.br/concursos/noticias/incra-mig/concurso-incra-2023-anunciado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concurso Incra 2023: ministro anuncia edital com 742 vagas?
Aperte no botão abaixo.