Em resposta à Folha Dirigida, CGE SP confirma preparativos do seu primeiro concurso público e próximos passos até o edital. Confira!
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo confirmou à Folha Dirigida nesta sexta-feira, 31, os preparativos para o primeiro concurso da CGE SP. De acordo com o órgão, é preciso cumprir algumas etapas até que o edital seja divulgado.
A primeira etapa é a criação de uma carreira específica da CGE SP. A Controladoria doi estabelecida pela Lei n° 1361, de 21 de outubro de 2021 e, desde então, opera com servidores cedidos de outras áreas.
No entanto, já foi reconhecida a necessidade de servidores próprios da CGE SP. Para isso, um anteprojeto de lei para criação da carreira deve ser enviado para análise da Assembleia Legislativa.
De acordo com a Controladoria, já foram iniciados os estudos para a criação da carreira específica.
“Somente após a finalização destes estudos que se darão as próximas fases, com envio de anteprojeto de lei para a criação de carreira própria e início das fases para a realização de concurso. No momento não há previsão de data para a realização de um concurso público”, disse a CGE SP, em nota enviada à reportagem.
Em meados de março, Wagner Rosário, que assumiu o posto de controlador geral do Estado, falou sobre novos servidores e a realização de concursos públicos.
“Temos servidores muito capacitados, mas todos vieram de outras áreas. Todos serão aproveitados, mas vamos iniciar a contratação de novos servidores que vão atuar nas áreas fins, muito similares as da CGU (Controladoria Geral da União)”, destacou Rosário.
Servidores da CGE SP devem atuar em cinco áreas
Conforme informado pelo controlador geral do Estado de São Paulo, os servidores próprios da CGE poderão atuar nas seguintes áreas:
- Auditoria Interna Governamental;
- Ouvidoria;
- Corregedoria;
- Transparência e Integridade;
- Operações Especiais.
Ainda não há informações sobre os requisitos e salários da carreira da CGE SP. Para comparação, na Controladoria Geral da União os cargos são de técnicos e auditores, que exigem, respectivamente, os níveis médio e superior (em qualquer área).
Depois da aprovação da lei da carreira da Controladoria de São Paulo, o concurso poderá ser aberto. Segundo Wagner Rosário, da publicação do edital até a posse propriamente dita, não leva menos de um ano.
“Por isso, todo o plano de reforço do efetivo deve ser pensado para o meio de 2024”, pontuou o procurador.
Rosário foi o controlador geral da União durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele foi o responsável por abrir o concurso da CGU, no final de 2021. Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas e discursivas de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Conheça mais sobre a atuação da CGE SP
A Contadoria Geral do Estado (CGE) de São Paulo foi criada pela Lei Complementar nº 1.361, de 21 de outubro de 2021.
Ela fica responsável por providências necessárias à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria, à promoção da ética no serviço público e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado.
A CGE SP tem como atribuições:
I – Prestar assessoramento ao Governador do Estado em assuntos pertinentes ao seu objeto institucional;
II – Celebrar os acordos de leniência de que trata a Lei federal nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado;
III – Exercer a função de órgão central do Sistema Estadual de Controladoria e do Sistema Estadual de Defesa do Usuário do Serviço Público.
A próxima etapa será a criação da carreira efetiva da Controladoria, para que servidores próprios possam ser contratados.
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/cge-sp/concurso-cge-sp-2023-anuncio-edital