Um novo concurso Bacen foi autorizado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), com oferta de 100 vagas. Saiba mais!
O concurso Bacen 2023 foi autorizado pelo Governo Federal, com oferta de 100 vagas. O aval foi dado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, nesta terça-feira, 18.
Os cargos que serão contemplados neste novo concurso para o Banco Central (Bacen) ainda não foram informados, mas devem ser confirmados na portaria autorizativa que será publicada ainda esta semana, segundo o governo.
Neste ano, o Bacen solicitou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) um total de 545 vagas, entre os seguintes cargos:
- técnico: 110 vagas;
- analista: 410 vagas; e
- procurador: 25 vagas.
No entanto, a expectativa é que as vagas autorizadas contemple somente o nível superior e, portanto, podem estar englobadas somente as carreiras de analistas.
Para o cargo de analista é necessário ter o nível superior em qualquer área de formação. Os salários, depois da aprovação no concurso Bacen, serão superiores a R$21 mil.
Edital do concurso Bacen sairá ainda em 2023
Em resposta exclusiva dada à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra Esther Dweck informou que os editais de concursos autorizados devem ser publicados ainda este ano.
Além disso, a titular do MGI confirma que as nomeações deverão ficar para 2024, haja vista que não há tempo hábil para realizar todas as etapas pré e pós-edital e ainda convocar os aprovados em 2023.
No pedido do concurso Bacen, a proposta era para que as vagas autorizadas fossem preenchidas em 2025 e 2026.
No primeiro ano, seriam providos 205 cargos de analista, 55 de técnico e 13 de procurador. Já em 2026, seriam 205 de analista, 55 de técnico e 12 de procurador.
De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a força de trabalho do Banco Central vem reduzindo significativamente ao longo dos últimos anos.
Banco Central recebe autorização para novo concurso
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Último concurso Bacen para efetivos foi há dez anos
O último concurso Bacen para efetivos teve edital publicado em 2013. A oferta foi de 500 vagas para técnicos e analistas.
O Cebraspe foi o organizador da seleção. Os candidatos foram submetidos a prova objetiva sobre Conhecimentos Básicos e Específicos e avaliação de títulos.
Os aprovados também passaram por um programa de capacitação.
As provas foram aplicadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.
Concursos federais têm 3.026 novas vagas autorizadas
Nesta terça-feira, 18, o governo autorizou um novo pacote de autorização para concursos federais, totalizando 3.026 vagas efetivas em mais de 20 órgãos. As oportunidades são em várias áreas e carreiras.
Os destaques ficam por conta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com provimento para o seu concurso Iphan, o Banco Central (Bacen) e as agências reguladoras.
Além do aval para novos concursos e preenchimento de vagas, por meio de convocação e processos seletivos, a ministra também anunciou a transformação de cargos na Administração Federal.
Fonte: Mateus Carvalho – folha.qconcursos.com/n/concurso-bacen-2023-autorizado