Com 400 vagas previstas, edital do concurso Alepi será publicado até agosto, enquanto seleção da Polícia Legislativa, com 100 postos ficará para 2024.
O edital do novo concurso Alepi será publicado até o início de agosto. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Franzé Silva, nesta quarta-feira, 5.
Segundo o parlamentar, o concurso geral da Assembleia Legislativa do Piauí deverá ocorrer até o final deste ano, com o lançamento do edital até o início do mês que vem.
Para o concurso geral, há uma estimativa de 400 vagas, que deve ser ou não confirmada após o estudo de demanda da Casa, que está sendo realizado.
Além do cargo de tradutor-intérprete de Libras, já confirmado em fevereiro deste ano, o concurso também deverá contar com vagas para sociólogos e economistas, assim como as áreas de Direito e Saúde.
No momento, a comissão trabalha na escolha da banca organizadora. Segundo Franzé Silva, uma empresa/instituição de renome deverá ser escolhida.
Concurso Alepi, com 400 vagas, tem edital previsto para este semestre
(Foto: Alepi)
Concurso Polícia Legislativa Alepi terá edital em 2024
Além do concurso para o quadro geral, o presidente da Alepi também falou sobre o edital para a Polícia Legislativa.
Nesse caso, segundo ele, a previsão é de que sejam oferecidas 100 vagas. O edital, no entanto, ficará para 2024.
Isso porque esta seleção ainda envolve a criação do cargo, que vai substituir a função, hoje, feita por policiais militares.
“Com isso, vamos devolver para proteger os cidadãos nas ruas e combater a criminalidade em Teresina cerca de mais 100 policias militares. Já devolvemos para a segurança das ruas, no início deste ano, 60 policiais que estavam em excesso na Alepi. Segurança pública é uma prioridade nossa e vamos avançar mais”, explicou Franzé.
Veja como foi o último concurso Alepi
Realizado entre 2019 e 2020, o último concurso da Assembleia Legislativa do Piauí contou com 41 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Do total de oportunidades, 20 foram para candidatos de nível médio, na carreira de assistente legislativo, nas seguintes especialidades:
- Taquigrafia;
- Informática;
- Cerimonial Público;
- Radiodifusão; e
- Administrativa.
A função exigia ainda curso técnico ou conhecimento na área de atuação. O salário inicial era de R$2.310,14.
As outras 21 vagas foram destinadas ao cargo de consultor, de nível superior, nas áreas de Biblioteconomia, Comunicação Social, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Direito e Redação de Atas e Revisão de Debates.
Nestes casos, o salário inicial era de R$4.068,39. Com mais de 16 mil inscritos, o concurso teve a organização da Copese e contou com provas objetiva e uma redação, além de uma análise de títulos.
Fonte: folha.qconcursos.com/n/concurso-alepi-edital-agosto