O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, afirmou que as provas do concurso Alep devem acontecer este ano e deu detalhes.
A Assembleia Legislativa do Paraná avançou nos preparativos do seu próximo concurso público e o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, anunciou que a intenção é aplicar provas ainda este ano, até o final de dezembro.
Outra novidade é o aumento na oferta do concurso que, inicialmente, foi anunciado com 150 vagas, mas, agora contará com 200 oportunidades.
“A princípio estamos estabelecendo 200 vagas. É claro que, em um primeiro momento, não venhamos a chamar 100% dos aprovados. Mas, o concurso terá um prazo de validade e os candidatos que forem aprovados poderão ser chamados futuramente”, disse o presidente.
O concurso Alep ainda não tem banca definida, mas está com o seu processo licitatório encaminhado.
Segundo Traiano, duas instituições largaram na frente demonstrando interesse pela organização do concurso, são elas: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“A data prevista para as provas acontecerem é até o final de dezembro. A Comissão que está realizando o concurso já encaminhou para todas as universidades solicitando a elas a possibilidade de realizarem a prova. Até agora, duas entidades responderam: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje pela manhã nos reunimos e determinei que se intimem as demais universidades para que se manifestem até o dia 30 de agosto se participarão ou não. Caso contrário, vamos seguir o processo com duas que já manifestaram interesse”, explicou.
Os cargos que serão ofertados ainda não foram definidos. De acordo com o presidente, a expectativa é ofertar 200 vagas, com exigência de nível superior, cujos salários serão a partir de R$4 mil.
O chefe da Casa disse que o concurso terá como objetivo recompor os quadros do legislativo, tendo em vista, principalmente, as aposentadorias de funcionários efetivos.
“Por isso, a pretensão de que esse concurso possa ocorrer até dezembro. Pois, com promoções e progressões que nós concedemos aos servidores antigos, imaginamos que até janeiro e fevereiro, em torno de 100 servidores efetivos se aposentem.”
Comissão foi anunciada no primeiro semestre
A comissão do concurso da Assembleia Legislativa paranaense foi anunciada no primeiro semestre e chegou a ser alterada em seguida. O grupo já trabalha nos preparativos do edital.
A nova composição da comissão do concurso Alep foi publicada, sendo:
- Walquíria Wiziack Zauith de Pauli – presidente;
- Maria Joaquina Faria de Paula;
- Airton Cesar Santin;
- Fábio José Brante;
- Daniela Vanzo Duarte.
O grupo foi montado com o objetivo de “acompanhar o processo administrativo de contratação de instituição para a realização do certame e fiscalizar o cumprimento do contrato firmado.”
Assembleia Legislativa do Paraná tem concurso confirmado e aumento na oferta de vagas
(Foto: Divulgação)
Último concurso Alep foi há mais de 40 anos
O próprio presidente informou que a Alep não realiza concurso há mais de 40 anos. Inclusive, a Folha Dirigida por Qconcursos não encontrou registros que tragam detalhes de como aconteceu este processo seletivo.
A expectativa é que, no próximo concurso, os candidatos sejam selecionados mediante provas escritas e de títulos, com caráter eliminatório e classificatório.
“A realização do concurso público é uma necessidade para a eficiência da administração e para a melhor transparência da Casa. A realização deste concurso já era consenso dentro da Mesa Executiva que foi eleita para esse biênio e, hoje, pudemos anunciar publicamente essa decisão, por já termos vencido algumas etapas burocráticas e estarmos prontos para buscar uma instituição de ensino para, ainda esse ano, realizarmos a seleção de nossos novos servidores”, disse o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi.
Quem também falou sobre o concurso foi a segunda secretária, deputada Maria Victoria, que destacou o longo período sem reposição de servidores.
“Já faz 40 anos que não temos concurso público na Assembleia. E com o grande número de servidores com a possibilidade de se aposentar, é necessário repor essas vagas de efetivos que trabalham no dia a dia e contribuem com o funcionamento do Poder Legislativo”, comentou.
Fonte: Mateus Carvalho – folha.qconcursos.com/n/concurso-alep-2023-provas-este-ano