NOTÍCIAS

Concurso Alep: presidente prevê provas este ano e aumenta oferta

Assembleia Legislativa do Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, afirmou que as provas do concurso Alep devem acontecer este ano e deu detalhes.

Assembleia Legislativa do Paraná avançou nos preparativos do seu próximo concurso público e o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, anunciou que a intenção é aplicar provas ainda este ano, até o final de dezembro.

Outra novidade é o aumento na oferta do concurso que, inicialmente, foi anunciado com 150 vagas, mas, agora contará com 200 oportunidades.

“A princípio estamos estabelecendo 200 vagas. É claro que, em um primeiro momento, não venhamos a chamar 100% dos aprovados. Mas, o concurso terá um prazo de validade e os candidatos que forem aprovados poderão ser chamados futuramente”, disse o presidente.

O concurso Alep ainda não tem banca definida, mas está com o seu processo licitatório encaminhado.

Segundo Traiano, duas instituições largaram na frente demonstrando interesse pela organização do concurso, são elas: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“A data prevista para as provas acontecerem é até o final de dezembro. A Comissão que está realizando o concurso já encaminhou para todas as universidades solicitando a elas a possibilidade de realizarem a prova. Até agora, duas entidades responderam: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje pela manhã nos reunimos e determinei que se intimem as demais universidades para que se manifestem até o dia 30 de agosto se participarão ou não. Caso contrário, vamos seguir o processo com duas que já manifestaram interesse”, explicou.

Os cargos que serão ofertados ainda não foram definidos. De acordo com o presidente, a expectativa é ofertar 200 vagas, com exigência de nível superior, cujos salários serão a partir de R$4 mil.

O chefe da Casa disse que o concurso terá como objetivo recompor os quadros do legislativo, tendo em vista, principalmente, as aposentadorias de funcionários efetivos.

“Por isso, a pretensão de que esse concurso possa ocorrer até dezembro. Pois, com promoções e progressões que nós concedemos aos servidores antigos, imaginamos que até janeiro e fevereiro, em torno de 100 servidores efetivos se aposentem.”

Comissão foi anunciada no primeiro semestre

A comissão do concurso da Assembleia Legislativa paranaense foi anunciada no primeiro semestre e chegou a ser alterada em seguida. O grupo já trabalha nos preparativos do edital.

A nova composição da comissão do concurso Alep foi publicada, sendo:

  • Walquíria Wiziack Zauith de Pauli – presidente;
  • Maria Joaquina Faria de Paula;
  • Airton Cesar Santin;
  • Fábio José Brante;
  • Daniela Vanzo Duarte.

O grupo foi montado com o objetivo de “acompanhar o processo administrativo de contratação de instituição para a realização do certame e fiscalizar o cumprimento do contrato firmado.”

Assembleia Legislativa do Paraná tem concurso confirmado e aumento na oferta de vagas

(Foto: Divulgação)

Último concurso Alep foi há mais de 40 anos

O próprio presidente informou que a Alep não realiza concurso há mais de 40 anos. Inclusive, a Folha Dirigida por Qconcursos não encontrou registros que tragam detalhes de como aconteceu este processo seletivo.

A expectativa é que, no próximo concurso, os candidatos sejam selecionados mediante provas escritas e de títulos, com caráter eliminatório e classificatório.

“A realização do concurso público é uma necessidade para a eficiência da administração e para a melhor transparência da Casa. A realização deste concurso já era consenso dentro da Mesa Executiva que foi eleita para esse biênio e, hoje, pudemos anunciar publicamente essa decisão, por já termos vencido algumas etapas burocráticas e estarmos prontos para buscar uma instituição de ensino para, ainda esse ano, realizarmos a seleção de nossos novos servidores”, disse o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi.

Quem também falou sobre o concurso foi a segunda secretária, deputada Maria Victoria, que destacou o longo período sem reposição de servidores.

“Já faz 40 anos que não temos concurso público na Assembleia. E com o grande número de servidores com a possibilidade de se aposentar, é necessário repor essas vagas de efetivos que trabalham no dia a dia e contribuem com o funcionamento do Poder Legislativo”, comentou.

Fonte: Mateus Carvalho – folha.qconcursos.com/n/concurso-alep-2023-provas-este-ano

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concurso Alep: presidente prevê provas este ano e aumenta oferta?
Aperte no botão abaixo.