NOTÍCIAS

Concurso AFT: “nós já temos a sinalização do ministro”, diz Sinait

Brasília - DF

Em busca do apoio de parlamentares, concurso AFT está no radar do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, segundo Sinait.

Na última quinta-feira, 29, representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) estiveram presentes em comissões do Senado e da Câmara dos Deputados, em busca de apoio para a realização de um novo concurso AFT.

Em meio ao debate sobre o trabalho escravo no país, a categoria falou sobre o déficit de auditores fiscais e a necessidade de recomposição do efetivo. 

“Houve, por parte do estado brasileiro, uma política de redução da estrutura estatal, para o combate ao trabalho escravo. Nós vivemos hoje, na estrutura de pessoal, na inspeção do trabalho no Brasil, um momento crítico. Nós temos hoje o menor quadro de auditores fiscais do trabalho dos últimos 30 anos”, disse o presidente do Sinait, Bob Machado.

Na Câmara dos Deputados, durante a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, Bob Machado falou sobre a sinalização do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para a realização do concurso. 

“É preciso, urgente, e nós já temos a sinalização do ministro Marinho, de que haverá um concurso para auditor fiscal do trabalho, mas é importante a manifestação desta Casa, para que nós tenhamos o maior concurso da história da Inspeção do Trabalho”, disse o presidente do Sinait.

Concurso AFT pode ter edital este ano com chamadas em 2024

No dia 24 de fevereiro, dirigentes do Sinait estiveram reunidos com o secretário-executivo do MTE, Francisco Macena da Silva.

Entre os assuntos tratados esteve a autorização do concurso AFT. Segundo Francisco Macena da Silva, o pedido de realização da seleção está sendo encaminhado para que ocorra o quanto antes.

“Tudo está sendo encaminhado para que ocorra o quanto antes a autorização para a realização do concurso”, disse o secretário.

Esta não é a primeira vez que o concurso é tema de uma reunião entre a pasta e a categoria. Recentemente, o ministro Luiz Marinho falou sobre as negociações, com o Governo Federal, para a realização da seleção.

Segundo o titular da pasta, existe a necessidade e o governo sabe que muitos órgãos e áreas precisarão de novos concursos.

Diante disso, talvez não seja possível realizar uma seleção completa este ano, por isso, Marinho trabalha na possibilidade de edital em 2023, com chamadas a partir de 2024.

“Isso é uma necessidade. Talvez não tenhamos condições de fazê-lo no primeiro ano de governo, mas eu tenho sugerido à ministra de Gestão que a gente pensasse em fazer o concurso ainda este ano, mesmo que não seja pra chamar neste ano, mas deixar preparado para o ano que vem”, explicou Luiz Marinho.

Concurso AFT está entre as prioridades do MTE (Foto: Enit GOV)
Aval do concurso AFT está entre as prioridades do MTE para 2023
(Foto: Enit GOV)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Ministério do Trabalho/Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)
  • Cargos: auditor-fiscal do trabalho (AFT)
  • Vagas: 1.524 solicitadas
  • Requisito: nível superior em qualquer área
  • Remuneração: até R$21.487 (valor referente a 2019)
  • Banca: a definir
  • Status: aguardando aval

Veja detalhes do último pedido de concurso AFT

O último pedido de concurso AFT enviado, que se tem conhecimento, é de 2020. Na ocasião, foram solicitadas 1.524 vagas de auditor-fiscal do trabalho.

A solicitação, que foi feita em 2022 pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), não foi revelada. Apesar da falta de resposta, categoria e auditores-fiscais do trabalho seguem cobrando a realização do concurso AFT.

“O governo (Jair Bolsonaro) tomou o caminho contrário do que é reivindicado pelo conjunto dos servidores, que se organizam em fóruns diversos para amplificar sua capacidade de reagir. O anseio da Auditoria-Fiscal do Trabalho é, entre outros pontos, a realização de concurso público”, disse o Sinait.

Como já relatado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), a carreira de auditor-fiscal do trabalho conta com 3.630 vagas, mas cerca de 40% do quadro está vago, já que há apenas 1.949 ativos.

O cargo tem o nível superior em qualquer área como requisito e uma remuneração a partir de R$21.487 (valor referente a 2019).

Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/mte-mig/concurso-aft-2023-sinalizacao-do-ministro

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Concurso AFT: “nós já temos a sinalização do ministro”, diz Sinait?
Aperte no botão abaixo.