O novo concurso AFT para auditor fiscal do trabalho já tem prazo definido para iniciar os provimentos das 900 vagas autorizadas. Saiba detalhes!
O Governo Federal prevê que as contratações dos novos auditores fiscais do trabalho, por meio do concurso AFT, poderão acontecer a partir de dezembro.
O prazo para provimento das vagas autorizadas este ano foi atualizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em seu portal.
Essa previsão é um indicativo que, se o órgão tiver celeridade e conduzir os preparativos de forma ágil, poderá contar com os servidores o quanto antes. No caso do Ministério do Trabalho, ainda não foi definida a banca organizadora.
Recentemente, em resposta exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, o MTE informou que o concurso de auditor fiscal do trabalho pode ser organizado pelo próprio Ministério da Gestão e Inovação.
Este assunto, no entanto, ainda está em discussão segundo a pasta.
“Está sendo discutida a possibilidade da organização do concurso ficar a cargo do MGI, não obstante isso, ainda que a organização fique no MTE, nós preferimos dar informações após a publicação o edital”, disse o MTE.
Oficialmente, o edital do concurso AFT deve ser publicado até o dia 13 de dezembro. Já as provas deverão ocorrer dois meses após a divulgação do documento.
Concurso AFT foi autorizado com 900 vagas
O Ministério do Trabalho e Emprego recebeu autorização para um novo concurso AFT com 900 vagas para a carreira de auditor fiscal do trabalho, que é destinada a candidatos com nível superior em qualquer área.
A remuneração é de R$23.579,71, já com o ajuste realizado pelo Governo Federal este ano e o auxílio alimentação de R$658.
O concurso AFT é aguardado há anos e bastante cobrado pela categoria.
Recentemente, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou a realização do novo concurso AFT ainda em 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19, durante o lançamento da Frente Parlamentar pelo combate ao trabalho escravo, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
“Haveremos de fazer concurso neste ano para reforçar a equipe. É uma necessidade, apesar do arcabouço fiscal”.
Além do concurso AFT, o governo federal já autorizou este ano mais de 8 mil vagas em novos concursos e convocação de excedentes.
Concurso AFT contará com 900 vagas
(Foto: Ministério do Trabalho/Governo Federal)
Como foi o último concurso AFT?
Quer ser aprovado no concurso AFT? Para isso, é necessário ter uma boa preparação. Um exemplo é tirar como base a última seleção para o cargo, que ocorreu em 2013.
Na época, foram disponibilizadas 100 vagas, mas somente 92 candidatos foram convocados, como pontuou o ex-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva.
Conforme relatado pelo Sinait, a carreira de auditor-fiscal do trabalho apresenta déficit de quase 50%, já que somente 1.954 servidores respondem pela fiscalização trabalhista no Brasil atualmente, segundo o sindicato.
A categoria ainda sinaliza que o último concurso, realizado em 2013, trouxe um quantitativo baixo. Portanto, não foi capaz de repor nem mesmo os auditores que se aposentaram naquele ano.
Fonte: Mateus Carvalho