Com mais de mil cargos vagos na Câmara dos Deputados, Sindilegis buscará um maior número de nomeações no concurso recém-autorizado. Veja!
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados autorizou, no último dia 24 de maio, novo concurso com 140 vagas para analista legislativo, cargo de nível superior. Porém, a Casa apresenta um total de 1.046 cargos vagos.
Diante da necessidade de mais servidores e a projeção de aposentadorias para os próximos anos, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) buscará ampliar as vagas e o número de nomeações do concurso.
De acordo com o Sindicato, o déficit é alarmante para a continuidade dos serviços prestados pela Casa com excelência e o padrão esperados. A preocupação do Sindicato foi discutida diversas vezes com a Direção-Geral da Casa e a Primeira Secretaria.
“Há alguns anos temos pedido e reiterado a necessidade de repor os quadros da Casa, especialmente após a última reforma da previdência, que impulsionou muitos colegas a se aposentarem. O número de vagas anunciadas ainda está aquém da necessidade, mas lutaremos para ampliar a nomeação dos aprovados em cadastro reserva, como fizemos no Senado e no TCU”, explica Alison Souza, presidente do Sindilegis.
Câmara dos Deputados abrirá novo concurso com 140 vagas
(Foto: Divulgação/TCM GO)
Conforme o Sindicato, quase mil servidores alcançarão o direito de se aposentar entre 2023 e 2028, além daqueles que já estão em abono de permanência. O que aumentará a carência de pessoal na Câmara.
Concurso Câmara dos Deputados oferece iniciais de R$26 mil
O cargo de analista legislativo, que será oferecido no concurso Câmara dos Deputados, tem vencimento inicial acima de R$26 mil.
Os servidores da Casa ainda têm direito a auxílio-alimentação, assistência pré-escolar, auxílio-transporte e assistência médica e odontológica.
As 140 vagas autorizadas para o cargo estão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Assistente Social – duas vagas;
- Consultoria Legislativa – 32 vagas;
- Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira – duas vagas;
- Contador – três vagas;
- Enfermeiro – duas vagas;
- Farmacêutico – uma vaga;
- Analista de Informática Legislativa – 30 vagas;
- Médico – 15 vagas;
- Técnica Legislativa – 33 vagas;
- Técnico em Material e Patrimônio – 20 vagas.
Todas as especialidades têm como requisito o nível superior.
Após a autorização pela Mesa Diretora, serão iniciadas as tratativas pré-edital, como a formação da comissão que ficará responsável pelos preparativos, além da escolha da banca organizadora.
Questionada pela Folha Dirigida sobre os prazos para o concurso, a Câmara respondeu que “não há prazo para divulgação do edital. Outras informações sobre o certame serão divulgadas oportunamente”.
Último concurso Câmara dos Deputados ocorreu há nove anos
A Câmara dos Deputados realizou seu último concurso público em 2014, quando foi publicado o edital com 113 vagas. As carreiras contempladas foram as de agente de polícia legislativa, consultor de orçamento e consultor legislativo.
A banca organizadora responsável foi o Cebraspe, antigo Cespe/UnB. Os participantes foram submetidos a provas objetivas com 210 questões de Conhecimentos Básicos e Específicos.
As disciplinas de Conhecimentos Básicos foram variáveis conforme o cargo escolhido, sendo elas de Língua Portuguesa, Legislação, Informática e Raciocínio Lógico, Língua Espanhola e Inglesa, Processo Legislativo.
Além das provas objetivas, os concorrentes passaram também por provas discursivas e análise de títulos.
Fonte: folha.qconcursos.com/n/concurso-camara-dos-deputados-ampliar-vagas