• preparatório-para-carreira-tribubal-e-fiscal-_-site–1030×210
  • resolução-de-questõs_exames-concursos-1030×210
  • sie-cursos-pdf-1030×210

Concurso MPU: Edital já tem data prevista

Temos três informações importantes para você!

Segundo o diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU), Adriel Gael, o edital do concurso MPU (Ministério Público da União) deve ser publicado entre os meses de agosto e setembro. Gael declarou que a confirmação foi feita pelo secretário-geral do MPU, Eitel Santiago, durante reunião com representantes da categoria. Ainda, segundo ele, o processo se encontra em fase de definição de quais cargos poderão ser efetivamente oferecidos, o que deve ser confirmado em breve.

A Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República também reforçou, nesta semana, a abertura de concurso público, confira:

“Informamos apenas que o concurso é objeto de tratativas internas e que há, sim, um esforço para a realização de processo seletivo em 2020 para repor vagas em aberto”.

Concurso MPU – Dos Cargos e Vagas
De acordo com as informações do sindicato da categoria, o secretário-geral antecipou que, provavelmente, não haverá oportunidades para os cargos oferecidos no último edital, publicado em 2018.

“Nada impede que a administração oferte aqueles mesmos cargos. A gente sabe que tem um concurso válido, de dois anos. Se ele for prorrogado por mais dois anos, a administração ofertando novamente esses cargos, só poderia nomear os servidores desse novo concurso após finalizado o prazo de validade do outro”, explicou Adriel Gael.

Embora ainda não esteja certo, antecipa que alguns cargos com grandes possibilidades de ofertas são os de técnico de segurança institucional, analista administrativo e bibliotecário.

O MPU também enviou uma nota informando que já deu ínicio aos preparativos para lançamento de um novo edital, diante de um estudo para definir os cargos e quantitativo: “Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores ainda em 2020. Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União. O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência. Embora as providências para que os concursos possam ser realizados já estejam sendo tomadas, não é possível – neste momento – apontar a quantidade bem como a distribuição das vagas existentes”.

Como foi o último concurso MPU
O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.

Orgão: MPU
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO
Fonte:blog.focusconcursos.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*