• preparatório-para-carreira-tribubal-e-fiscal-_-site–1030×210
  • resolução-de-questõs_exames-concursos-1030×210
  • sie-cursos-pdf-1030×210

Concurso Câmara de Teresina Pi: edital sairá pelo Instituto AOCP

Vereadora e integrante da comissão, Cida Santiago, afirma que concurso Câmara de Teresina, no Piauí, terá seu edital em breve pela AOCP

Câmara Municipal de Teresina - PI

O edital do concurso Câmara de Teresina, no Piauí, pode ser publicado nos próximos dias ou até mesmo no inicio de julho. Segundo a vereadora e integrante da comissão organizadora, Cida Santiago, na última segunda-feira, 22, a equipe se reuniu para finalizar os preparativos da seleção.

Em publicação na sua rede social, a vereadora informou que, na ocasião, o edital foi aprovado e enviado para o Instituto AOCP, que ser a organizadora deste concurso.

Com o edital enviado para a banca, o próximo passo sera a publicação. A última previsão de divulgação do documento era março deste ano, mas, por conta de ajustes da pandemia do novo Coronavírus, o edital atrasou.
Também em março, a Câmara de Teresina confirmou o numero de vagas e cargos que serão oferecidos na seleção. As oportunidades estão de acordo com o regulamento publicado em dezembro de 2019, sendo elas:
Nível médio:
   – Assistente legislativo (cinco vagas)

Nível superior:
   – Procurador legislativo (uma vaga);
   – Assessor jurídico legislativo (duas);
   – Analista de informática (uma);

Ainda segundo o regulamento, a seleção terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, o concurso também terá provas objetivas, para todos os cargos, e ainda uma etapa discursiva para os graduados.

No caso do procurador legislativo, haverá ainda uma avaliação de títulos. Para este cargo, a prova escrita será composta por, pelo menos, uma peça judicial ou parecer jurídico e três questões discursivas, já para o assessor jurídico legislativo, a prova escrita terá, pelo menos, um parecer jurídico e duas questões discursivas.

Concurso tem vagas previstas na LDO 2020
Apesar da criação do quadro de efetivos, as vagas para o concurso Câmara de Teresina Pi já estavam previstas no Orçamento da Casa para o ano de 2020. Publicado em julho, o documento trouxe a previsão de 24 oportunidades, sendo dez de nível médio e 14 de nível superior, sendo elas:
Nível médio:
   – Assistente técnico legislativo: 05
   – Assistente legislativo: 05

Nível superior:
   – Procurador legislativo: 01
   – Assessor jurídico legislativo: 5
   – Administrador: 2
   – Contador: 2
   – Analista de informática: 2
   – Comunicador social: 2

Apesar do orçamento citar as carreiras acima, o próximo edital terá apenas os cargos criados em dezembro. Esta será a segunda seleção da casa.

A Câmara de Teresina Pi não realiza concursos há sete anos. Na última seleção, o edital contou com 36 vagas, sendo 22 para nível médio e 14 de nível superior. A remuneração entre R$ 681,72 e R$ 7.460,68

MP determinou concurso Câmara de Teresina PI
Em novembro, foi determinada a publicação do edital do concurso da Câmara de Teresina PI. A decisão foi revelada apôs o juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina acatar o pedido de Ministério Público do Piauí, por meio da 44ª Promotoria de justiça da capital.

Em outubro, o MPPI ingressou com uma ação civil pública pedindo o edital do concurso em até 90 dias. Com a decisão favorável ao Ministério Público, a Casa Legislativa deveria abrir a seleção até o início deste mês de fevereiro de 2020

Em setembro, o promotor de justiça Fernando Santos já havia recomendado o concurso. Na ocasião ele afirmou que a proporção de cargos comissionados estava em desacordo com o que estabelece o Estatuo dos Servidores Públicos de Teresina.

Segundo levantamento, a Câmara de Teresina possui 857 servidores comissionados, o que representa mais de 80% dos cargos do órgão, enquanto o número de servidores efetivos é de 180.
Fonte: Folha Dirigida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*