• preparatório-para-carreira-tribubal-e-fiscal-_-site–1030×210
  • resolução-de-questõs_exames-concursos-1030×210
  • sie-cursos-pdf-1030×210

Concurso ANA solicitado! 101 vagas previstas! Veja!

Concurso ANA prevê vagas de níveis médio e superior. Saiba mais aqui e detalhes do último edital

A Agência Nacional de Águas tem interesse em realizar um novo concurso público. As vagas serão para provimento em cargos de níveis médio e superior por meio de um concurso ANA. Atualmente, 101 cargos estão vagos dentro da ANA.

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online entrou com contato com a agência para saber mais informações a respeito da previsão de nova seleção.”A ANA encaminhou pedido de novo concurso para o Ministério da Economia – ME com 101 vagas solicitadas“, alegou. Sendo tais vagas para provimento nos cargos que encontram-se vagos.

Concurso ANA: situação atual
A presidente-diretora do orgão, Christianne Dias, concedeu uma entrevista para a Revista Época, em julho deste de 2019, sobre o orçamento a receber para a agência e ainda sobre o quadro de servidores.

A representante disse que tinha a pretensão de abrir novo certame que tem como objetivo o preenchimento de mais de 90 cargos efetivos que já estão disponíveis no órgão.

“Temos a expectativa de realizar sim a seleção para preencher os cargos vagos”. Ela ainda destaca sobre a importância da atuação da agência. “A sociedade precisa entender que a ANA é uma aliada do consumidor, que serve para proteger e regular os serviços”, afirmou.

Além das vagas efetivas, ainda haverá a necessidade de pessoal comissionado. A sede da autarquia fica situada em Brasília – DF.

Cargos vagos ANA
Em contato com a agência, o Gran Cursos Online obteve os dados atualizados (mês de maio de 2020 como referência):

Lembrando que esse é o quantitativo de cargos e vagas solicitados ao Ministério da Economia.

Concurso ANA: remuneração e benefícios
Confira abaixo as remunerações iniciais dos servidores:

Concurso ANA: cargos e vagas
De acordo com as informações encaminhadas ao Gran Cursos Online serão oferecidas vagas remanescentes, sendo elas as vacâncias, que soma 101.

E ficará ainda a critério da Diretoria Colegiada sobre a deliberação acerca da relação de vagas por especialidade para o cargo de Analista Administrativo.

Concurso ANA: distribuição de servidores
De acordo com o Portal da Transparência, os colaboradores estão distribuídos da seguinte forma:

Sobre a ANA: atuação
A Agência Nacional de Águas é uma agência reguladora que atua no ato de fazer cumprir os objetivos e diretrizes da Lei das Águas do Brasil. Atuando nos âmbitos de regulação, monitoramento, aplicação da lei e planejamento relativos ao acesso e uso das águas gerenciadas pela União.

Último concurso ANA
O último concurso foi em 2012 e teve 45 vagas ofertadas para o cargo de Técnico Administrativo para Brasília – DF. Foi organizado pelo Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.

A remuneração inicial ofertada foi de R$ 4.760,18 composta pelo vencimento básico e pela gratificação de desempenho de atividade técnico-administrativa em regulação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

O concurso público teve a validade por durante um ano, após a homologação do resultado final.

Concurso ANA: carreira
O cargo indicado para seleção foi de Técnico Administrativo integrante da carreira de Técnico Administrativo, conforme disposto na Lei nº 10.871/2004.

Concurso ANA: requisitos
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Concurso ANA: atribuições
Exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Concurso ANA: etapas de prova
Os candidatos inscritos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. A aplicação foi somente no Distrito Federal.

Concurso ANA: prova objetiva
Confira abaixo o quantitativo de questões por disciplina:

O valor foi de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Foi considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

Caso o candidato tirasse nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas, e/ou que não acertar a quantidade mínima de 8 (oito) questões na disciplina de Raciocínio Lógico teria sido eliminado no concurso público.

Concurso ANA: prova discursiva
Para a avaliação foi exigido a elaboração de uma redação sob o tema relacionado a um dos seguintes conteúdos: Legislação Aplicada à ANA, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo.

Foram corrigidas as redações, respeitados os empates na última colocação, os classificados na prova objetiva até a posição 225º. O valor da redação foi de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

O que foi cobrado na redação do concurso ANA?
Com base no enunciado abaixo, elabore um texto dissertativo-argumentativo com, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 30 (trinta) linhas. Disserte acerca da Seleção de Pessoas como um processo de comparação/ decisão entre duas variáveis: de um lado, a variável x, referente aos requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos fornecidos pela descrição e análise do cargo); e de outro, a variável y, no que concerne ao perfil das características do candidato (perfil que tem como base a aplicação das técnicas de seleção)

Clique abaixo e faça o download das provas do último concurso ANA (2012):
ProvaGabarito

Concurso ANA: nomeações
De acordo com o órgão foram nomeados para o cargo de Técnico Administrativo os candidatos classificados dentro do número das 45 (quarenta e cinco) vagas disponibilizadas. Contudo, no decorrer da validade do concurso outros candidatos classificados até a 90ª posição também foram nomeados, em face de diversas manifestações de desistências e/ou não comparecimento à posse. Atualmente, são 35 (trinta e cinco) os cargos providos.

Resumo concurso ANA
Concurso: Agência Nacional de Águas (concurso ANA)
Banca organizadora: A definir
Cargos: Técnico e Analista Administrativo, Especialista em Recursos Hídricos
Escolaridade: Níveis médio e superior
Carreiras: Administrativa
Lotação: Brasília
Número de vagas: 101 vagas solicitadas
Remuneração: Iniciais a partir de R$ 7.016,67
Situação: Solicitado ao Ministério da Economia
Previsão p/ publicação: 2021
Links dos últimos editais: 20082012
Fonte: Blog Gran Cursos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*