NOTÍCIAS

Presidente Lula anuncia novo concurso público para o Ibama

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Presidente Lula anuncia nesta quinta-feira, 15, a realização de um novo concurso para o Ibama, com o objetivo de reduzir o déficit funcional.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 15, a realização de um novo concurso Ibama

“Nós estamos contratando um novo concurso para o Ibama, porque quando eu deixei a presidência, o Ibama tinha 1.700 funcionários, hoje o Ibama só tem 700 funcionários. Não tem nem a capacidade necessária para a fiscalização”, afirmou. 

A informação foi passada durante uma coletiva de imprensa com rádios de Goiás e transmitida pelo Youtube.

O presidente ressaltou que o atual quadro de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis não é suficiente para realizar as atividades de fiscalização necessárias. Por isso, já existem tratativas para um novo concurso.

No início de abril, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, assegurou que o governo federal irá autorizar novos concursos para o Ibama e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Novo concurso para o Ibama será realizado em breve, diz Lula

(Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

A autorização para o concurso ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Porém, o Ibama já trabalha nos preparativos para o edital.

O presidente do instituto, Rodrigo Agostinho, informou na terça, 13, que já existe uma comissão interna para tratar sobre o novo concurso.

Em entrevista ao portal UOL, Agostinho falou sobre o trabalho para recuperar o Ibama. O processo, segundo ele, inclui a abertura de concursos e a recomposição da força de trabalho do instituto. 

“É um conjunto enorme de medidas que nós estamos fazendo e, no âmbito interno, obviamente temos a reestruturação do Ibama. Estamos trabalhando numa comissão interna para organização já do concurso para recuperar os quadros”, disse o presidente do Ibama.

Agostinho também pontuou que, atualmente, o instituto conta com apenas 53% dos quadros de funcionários preenchidos. “E para recompor isso nós vamos precisar basicamente de concurso público e de capacitação”. 

Ibama solicita chamada de excedentes e novo edital

Para reverter a carência de pessoal, o Ibama planeja uma série de ações. A primeira delas é a chamada dos excedentes do último concurso público, aberto em 2021. 

O instituto já solicitou a convocação de 257 aprovados e não convocados pertencentes ao cadastro de reserva.

No dia 5 de junho, a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, reiterou o pedido em ofício enviado à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Paralelamente, o Ibama busca a autorização para um novo concurso com 2.408 vagas. O pedido é para o ingresso em cargos de nível superior, distribuídos da seguinte forma:

  • 1.503 vagas para analista ambiental; e
  • 905 vagas para analista administrativo.

As duas carreiras exigem graduação em qualquer área. As remunerações serão acima de R$10 mil, com os reajustes anunciados pelo governo. Os valores já contam com o novo auxílio-alimentação de R$658. 

Para viabilizar esse novo concurso, o Ibama trabalha para a transformação da maioria dos seus cargos de nível médio em nível superior. 

O projeto é transformar os 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), sem que isso represente aumento de recursos. 

Dessa forma, o Ibama deve, primeiro, convocar os excedentes do concurso de 2021, conseguir a transformação dos cargos para então abrir uma nova seleção. 

Governo prevê 1.600 contratações em concursos ambientais

O presidente Lula e a ministra Marina Silva apresentaram, no dia 5 de junho, a quinta fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento (PPCDAm).

Entre as metas está a contratação de 1.600 analistas ambientais, por concurso público, até 2027. 

Conforme o documento do PPCDAm, as 1.600 contratações serão distribuídas entre o Ibama, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).  

O Governo Federal entende que, para que os objetivos do eixo “monitoramento e controle ambiental” sejam alcançados, é essencial que sejam fornecidos recursos humanos, tecnológicos, organizacionais e logísticos.

“Para isso, uma das ações mais importantes de todo o PPCDAm é a realização de concursos públicos a fim de contratar servidores para monitoramento e atuação em regiões críticas para combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, e fornecimento de cursos e eventos para capacitação dos servidores públicos”, consta no documento.

Até o momento, apenas o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) já conseguiu autorização para realizar novo concurso. 

Em maio, foi divulgado no Diário Oficial da União o aval para preenchimento de 98 vagas para analista ambiental, destinado a quem tem ensino superior completo em qualquer área.

Fonte: folha.qconcursos.com/n/concurso-ibama-2023-anuncio-lula

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obrigado pelo contato! Em breve um membro da equipe retornara para você.

Caso precise de um retorno mais rápido entre em
contato através das nossas redes sociais:

Chamar no WhatsApp
Olá, como posso ajudar?
Gescon Cursos
Olá,
posso ajudar sobre, Presidente Lula anuncia novo concurso público para o Ibama?
Aperte no botão abaixo.