Em meio à escolha da banca organizadora, concurso Alepi tem cargo de tradutor-intérprete de Libras confirmado e demais áreas previstas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva, anunciou que o novo concurso Alepi contará com vagas para o cargo de tradutor-intérprete de Libras.
A informação foi dada pelo parlamentar, na última segunda-feira, 27, em reunião com representantes da Associação de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais do Estado Piauí (Apilspi).
“Assumo o compromisso de defender a comunidade surda no Piauí. Já determinei à comissão do concurso público da Alepi que insira do edital o cargo para profissionais tradutores-intérpretes de Libras. Também vou dialogar com o Executivo Estadual sobre acessibilidade nas escolas, criação do cargo de tradutor-intérprete de Libras e professor de Libras e condições de trabalhos desses profissionais”, pontuou Franzé.
A vice-presidente da Apilspi, Kelly Lemos, que é surda, destacou a receptividade do presidente do Legislativo à comunidade surda e reforçou a necessidade da Alepi e do Governo do Estado atenderem às suas demandas.
“Estamos muito felizes com a disponibilidade do presidente Franzé em contribuir para com a comunidade surda, para que o Piauí se desenvolva na acessibilidade linguística”, assinala.
Além do cargo de tradutor-intérprete de Libras, o concurso Alepi também deverá contar com vagas para sociólogos e economistas, assim como as áreas de Direito e Saúde. As informações são do portal local CidadeVerde.
No momento, a comissão trabalha na escolha da banca organizadora. Segundo Franzé Silva, uma empresa/instituição de renome deverá ser escolhida.
Concurso Alepi tem 400 vagas anunciadas
No último dia 15, Franzé Silva anunciou a formação da comissão organizadora do concurso Alepi e o quantitativo de vagas.
Segundo ele, o edital deverá ser publicado ainda neste primeiro semestre, com 400 vagas, mesmo quantitativo de funcionários que deve aderir ao Plano de Incentivo à Aposentadoria (PAI).
“A ideia é que, após o PAI, a gente possa fazer o lançamento do edital do concurso para a Assembleia. Aqui, o objetivo que está em estudo é ter um quantitativo de 400 vagas para servidores efetivos da Casa nos locais estratégicos para que a gente possa ter, dentro da Assembleia, um quadro de carreira que possa ajudar na condução dos trabalhos”, afirmou Franzé Silva.
A última seleção promovida pela Assembleia teve edital lançado em 2019 e provas realizadas em 2020.
Segundo Franzé Silva, a realização do concurso é necessária para que haja uma reestruturação na Assembleia.
“A Casa precisa ser reestruturada na parte de pessoal. Há uma situação em que temos uma quantidade muito grande de comissionados e, por isso, temos que realinhar”, explicou.
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)
- Cargos: a definir
- Vagas: a definir
- Requisitos: a definir
- Remuneração: a definir
- Status: comissão formada
- Edital: previsto para 2023
Veja como foi o último concurso Alepi
Realizado entre 2019 e 2020, o último concurso da Assembleia Legislativa do Piauí contou com 41 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Do total de oportunidades, 20 foram para candidatos de nível médio, na carreira de assistente legislativo, nas seguintes especialidades:
- Taquigrafia;
- Informática;
- Cerimonial Público;
- Radiodifusão; e
- Administrativa.
A função exigia ainda curso técnico ou conhecimento na área de atuação. O salário inicial era de R$2.310,14.
As outras 21 vagas foram destinadas ao cargo de consultor, de nível superior, nas áreas de Biblioteconomia, Comunicação Social, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Direito e Redação de Atas e Revisão de Debates.
Nestes casos, o salário inicial era de R$4.068,39. Com mais de 16 mil inscritos, o concurso teve a organização da Copese e contou com provas objetiva e uma redação, além de uma análise de títulos.
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/assembleia-legislativa-do-estado-do-piaui-alepi/concurso-alepi-2023-cargos-e-areas