Secretário de Fazenda, Rogério Galo confirma que edital do concurso Sefaz MT para fiscal de tributos sairá ainda no 1º bimestre de 2023.
O secretário de Estado de Fazenda do Mato Grosso, Rogério Gallo, falou sobre a previsão de publicação do edital concurso Sefaz MT 2023, que será lançado ainda no primeiro bimestre do ano. Além disso, também confirmou a oferta de vagas.
“No primeiro bimestre nós teremos publicado o edital. Até o final de fevereiro nós teremos esse edital na praça”, disse Gallo.
A fala do secretário foi registrada durante entrevista concedida nesta quinta-feira, 29, ao Jornal da Capital.
Rogério Gallo também confirmou a oferta de vagas. Segundo o secretário, serão 30 vagas para fiscal de tributos estaduais (FTE). A data do edital ainda não foi confirmada, já que antes disso outros processos precisam ser finalizados.
Um exemplo disso é que a pasta ainda não definiu a banca organizadora que ficará responsável pela seleção. Desde o primeiro semestre que preparativos foram iniciados, mas ainda não finalizados.
“Eu posso garantir que no ano que vem nós faremos o concurso. Em 2023 nós faremos o concurso. Serão 30 vagas. É um concurso bastante esperado, pois a Sefaz está há mais de dez anos sem concurso”, completou Rogério Gallo.
Recentemente, pelas redes sociais, a pasta comunicou que a comissão está finalizando o edital – mas não deu previsão.
Veja a resposta do órgão:
“Informamos que a comissão está finalizando o edital e, logo em seguida, irá anunciar o período de inscrição, conteúdos programáticos e datas de provas. Fiquem atentas nas redes sociais”, disse a Sefaz MT.
Sefaz MT criou 100 novos cargos de fiscal
No primeiro semestre, 100 cargos foram criados, sendo todos efetivos e para fiscal de tributos. Este quantitativo pode ser utilizado já nesta próxima seleção e favorecer mais convocações.
A Lei Complementar Nº 722/2022 que cria os novos cargos foi publicada no Diário Oficial do dia 1º de abril. As novas funções irão integrar o Grupo Ocupacional Tributação, Arrecadação e Fiscalização – TAF.
Inclusive, a própria pasta já havia se manifestado para o fato de que seria necessário um aumento no quadro para a viabilidade da seleção e andamento nos preparativos.
Como foi o último concurso Sefaz MT?
Desde 2009 que a Secretaria de Fazenda do Mato Grosso não realiza um concurso Sefaz MT, ou seja, há mais de dez anos.
Na época, a oferta foi para o cargo de agente de tributos estaduais, com 85 vagas, sendo 77 para ampla concorrência e oito para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Para concorrer, foi preciso apresentar diploma de nível superior completo em qualquer área. Na época, o valor inicial da carreira era de R$5.158,11. A seleção teve a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) como banca organizadora.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 100 questões. Deste total, 40 foram de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos, com a seguinte distribuição:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Matemática, Estatística
- História Política e Econômica de Mato Grosso
- Geografia de Mato Grosso
Conhecimentos Específicos
- Direito Tributário
- Legislação Específica Estadual
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Empresarial
- Direito Penal
- Contabilidade
Fonte: folhadirigida.com.br/concursos/noticias/sefaz-mt/concurso-sefaz-mt-2023-prazo-edital