Perícia Contábil

1. (Exame CRC 2012 – 1ª ed.) De acordo com NBC TP 01 – Perícia Contábil, o planejamento deve ser elaborado com base nos quesitos e/ou no objeto da perícia.  Em relação aos objetivos do planejamento da pericia, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
( ) Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.
( ) Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com o objeto da perícia, os termos constantes da nomeação, dos quesitos ou da proposta de honorários oferecida pelo Perito.
( ) Estabelecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido.
( ) Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.
( ) Identificar fatos que possam vir a ser importantes para a solução da demanda de forma que não passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária.
A sequência CORRETA é:
a) V, V, V, V, V.
b) F, F, F, F, V.
c) F, V, V, F, F.
d) V, F, F, F, F.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


2. (Exame CRC 2012 – 1ª ed.) O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil, de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, devem conter em sua estrutura os seguintes itens, EXCETO:
a) Conclusão, anexos, apêndices, assinatura do perito com sua categoria profissional e registro em Conselho Regional de Contabilidade.
b) Conclusão, anexos, assinatura do advogado com seu parecer sobre a perícia e ajuste de parecer favorável às partes na Justiça.
c) Identificação das diligências realizadas, transcrição e resposta aos quesitos para o laudo pericial contábil.
d) Identificação do processo e das partes, síntese do objeto da perícia e metodologia adotada para os trabalhos periciais.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


3. (Exame CRC 2012 – 2ª ed.)Relacione os procedimentos de perícia contábil apresentados na primeira coluna com a definição constante da segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(1) Arbitramento ( ) É a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
(2) Mensuração ( ) É o ato de atestar informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador, conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
(3) Avaliação ( ) É o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.
(4) Certificação ( ) É o ato de qualificação e quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações.

A sequência CORRETA é:
a) 4, 3, 2, 1.
b) 1, 4, 3, 2.
c) 3, 1, 4, 2.
d) 2, 3, 1, 4.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


4. (Exame CRC 2012 – 2ª ed.) Relacione os elementos de uma Perícia Contábil de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil com os respectivos procedimentos e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(1) Planejamento ( ) Relato sucinto de forma que resulte em uma leitura compreensiva dos fatos relatados ou na transcrição resumida dos fatos da lide sobre as questões básicas que resultaram na nomeação ou na contratação do perito.
(2) Termo de diligência ( ) Redação pormenorizada, minuciosa, efetuada com cautela e detalhamento em relação aos procedimentos e aos resultados do laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil.
(3) Laudo e parecer pericial contábil ( ) Etapa do trabalho pericial, que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito estabelece os procedimentos gerais dos exames a serem executados no âmbito judicial, extrajudicial.
(4) Forma circunstanciada ( ) Documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho.
(5) Síntese do objeto da perícia ( ) Instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados, bem como quaisquer informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil ou do parecer pericial contábil.

A sequência CORRETA é:
a) 5, 3, 4, 1, 2.
b) 5, 4, 1, 3, 2.
c) 3, 4, 1, 2, 5.
d) 3, 1, 2, 4, 5.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


5. (Exame CRC 2013 – 1ª ed.) De acordo a NBC TP 01 – Perícia Contábil, o laudo pericial contábil é uma:
a) indagação e busca de informações, mediante conhecimento do objeto da perícia, solicitada nos autos.
b) investigação e pesquisa sobre o que está oculto por quaisquer circunstância nos autos.
c) peça escrita, na qual o perito contador assistente deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e generalizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.
d) peça escrita, na qual o perito contador deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


6. (Exame CRC 2013 – 1ª ed.) O profissional X, contador habilitado, responsável pela contabilidade da empresa Z por vários anos, tendo rescindido seu contrato de trabalho, em dezembro de 2005, vem realizando, após esta data, perícias contábeis judiciais.  Em fevereiro de 2012, foi nomeado para trabalhar como perito contador em um processo judicial em que figura, em uma das partes, a empresa Z. Os trabalhos, a serem executados, correspondem ao ano de 2009 e referem-se à apuração de haveres.  Diante deste fato e tratando-se exclusivamente do impedimento legal ele deve:
a) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, concordando com sua nomeação, não havendo impedimento legal, uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual.
b) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, declinando sua indicação por ter sido funcionário da empresa Z, julgando-se suspeito para execução do trabalho a que foi nomeado.
c) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, justificando seu impedimento legal, por ter exercido cargo ou função incompatível com a atividade de perito contador.
d) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, justificando seu impedimento legal, pelo motivo de a matéria em litígio não ser de sua especialidade.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


7. (Exame CRC 2013 – 2ª ed.) De acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, o Termo Diligência é:
a) O instrumento por meio do qual o perito apresenta o seu trabalho pericial através do laudo pericial, que poderá conter anexos, apêndices e documentos que o profissional julgar necessário.
b) O instrumento por meio do qual o perito apresenta sua proposta de honorários, devidamente fundamentada, ao juízo, podendo conter o orçamento ou este constituir-se em um documento anexo.
c) O instrumento por meio do qual o perito requerer a liberação parcial dos honorários quando julgar necessário para o custeio de despesas durante a realização dos trabalhos.
d) O instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados, bem como quaisquer informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil.

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)


8. (Exame CRC 2013 – 1ª ed.)De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, relacione os tipos de impedimentos apresentados na primeira coluna com as situações descritas na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

1 – Impedimento legal ( ) Ser herdeiro presuntivo ou donatário de alguma das partes ou dos seus cônjuges.
2 – Impedimento técnico-científico ( ) Tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores relação de trabalho como empregado.
3 – Suspeição ( ) A matéria em litígio não ser de sua especialidade.

A sequência CORRETA é:
a) 3, 2, 1.
b) 2, 3, 1.
c) 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2

RESPOSTA (prof. Ricjardeson Dias)