Planejamento retomará autorizações para concursos

Ministério do Planejamento

Em entrevista concedida ao portal G1, o assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior, trouxe uma boa notícia para os concurseiros. Ele afirmou que a partir de 2019 serão retomadas as autorizações para diversos concursos públicos federais. A informação vem para animar milhares de concurseiros que sonham ingressar no funcionalismo público. Apesar de parecer que há muito tempo pela frente, esta é a grande oportunidade para intensificar os estudos.

Segundo o assessor, o motivo principal para tal medida é o grande índice de aposentadorias previstas para os próximos anos. Os dados apontam que até 2027 o serviço federal perderá cerca de 40% dos servidores, por conta das aposentadorias. Foi então que ele declarou que os futuros processos seletivos serão para diversas instituições e áreas: “Todas as áreas vão voltar a ter concursos [de 2019 em diante]”.

Os órgãos com situação mais crítica, com maior porcentagem de aposentadorias, são os seguintes: Comandos Militares (66%), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (61,5%), Saúde, Previdência e Trabalho (59,3%), Ministério da Fazenda (48,3%) e Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (42,4%).

Defasagem de servidores
Dados de abril deste ano mostram que o país tem um total de 232.781 postos vagos e 552.723 posições preenchidas. Ou seja, aproximadamente 30% das vagas do funcionalismo federal se encontram em aberto.

O déficit de funcionários atinge a Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério do Trabalho, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Fazenda, INSS, MAPA, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre tantos outros órgãos.

Pedidos de concursos federais
Tramita no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) dezenas de pedidos de concurso que somam milhares de vagas de diversos níveis de escolaridade. As ofertas estão distribuídas entre o Ministério da Fazenda, Ibama, DNIT, RFB, Ministério do Trabalho etc.
Fonte:jcconcursos.uol.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*