Concurso AGU: pedido tem novo avanço no MPOG

Advocacia Geral da União -AGU

O pedido de autorização do novo concurso público da Advocacia Geral da União (AGU) continua avançando no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A solicitação, encaminhada em 23 de fevereiro, no último dia 22 de maio já foi repassada para o Departamento de Legislação e Provimento de Pessoas, Coordenação Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoal e, no dia 29 posterior, foi repassada para a Coordenação Geral de Concursos e Movimentação de Pessoal e Divisão de Concursos Públicos, onde está sendo analisada.

O pedido é para o preenchimento de 1.364 vagas, sendo 782 para cargos com exigência de ensino médio e 582 para cargos de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 3.953,92 para cargos de ensino médio e R$ 5.752,52 para nível superior.

Cargos do concurso da AGU
As oportunidades de ensino médio serão para os cargos de assistente técnico administrativo (349 vagas) e técnico em contabilidade (433). Para nível superior, as vagas do concurso da AGU serão para administrador (170), analista de sistemas (38), analista técnico administrativo (20), arquivista (17), bibliotecário (18), engenheiro (15), contador (258), estatístico (16),médico (9), técnico em assuntos educacionais (10) e técnico em comunicação social (11).

Concurso Anterior
O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2). A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

Sobre a AGU
Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.
Fonte:jcconcursos.uol.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*