7 coisas que você precisa ter para passar no concurso! Descubra quais são

Alguns candidatos se destacam pelo número de aprovações em concursos. Outros, além disso, por abraçarem uma nobre missão: a de ajudar seus pares na realização do sonho da carreira pública. Este é o caso de Sérgio Carvalho, professor de Estatística, Matemática Financeira e Raciocínio Lógico, autor de livros sobre essas disciplinas.

Em sua obra mais abrangente, lançada em 2013, o escritor apostou ainda mais alto. Em ‘Como Ser um Concurseiro Vencedor‘ elaborou uma espécie de manual prático de como chegar lá, a partir da sua experiência em preparatórios e da observação dos erros cometidos por aqueles que se frustram nas provas.

“O livro surgiu do meu desejo de ajudar meus alunos, leitores, orientandos e amigos concurseiros a saberem reconhecer e enfrentar as principais ‘armadilhas’ que normalmente surgem na trajetória de quem se propõe a estudar para concursos públicos. A maioria dos outros livros de concurso aborda aspectos mais técnicos dos estudos. No ‘Como Ser um Concurseiro Vencedor’, preferi trabalhar aquilo que considero absolutamente imprescindível a quem quer obter êxito: o equilíbrio emocional”, explica.

Sérgio defende a tese de que metade da aprovação em concurso depende da receita básica com ingredientes como aulas, cursos, livros e horas de estudo.

“A outra metade diz respeito às dificuldades de cunho emocional, cotidianamente enfrentadas por milhares de concurseiros. Falo disso com muita propriedade, justamente pelo fato de também ter sido um deles, por quase sete anos, enquanto me preparava para o concurso de auditor-fiscal da Receita Federal. Naqueles anos, vivi praticamente todas as ‘armadilhas’ das quais trato no livro, como a autossabotagem, a falta de autoconfiança, o desânimo, o declínio da autoestima, a falta de entusiasmo, a falta de foco, entre tantas outras”, recorda.

Sérgio Carvalho tornou-se concurseiro assim que concluiu a faculdade de Engenharia. “Nunca havia estudado disciplinas como Direito, Administração, Economia, Contabilidade… Na época, não sabia absolutamente nada sobre concursos. Ou seja, comecei quase do zero, e segui a tática da ‘tentativa e erro’ para construir o meu caminho. O livro nasceu da minha vivência, dos erros que cometi e das armadilhas nas quais caí. E dos equívocos que presenciei. Esta leitura fará com que os leitores economizem muito tempo”, garante.

Em suas 130 páginas, o livro, relançado em 2014 pela Impetus, está repleto de pequenas histórias verídicas, vividas ou presenciadas por Sérgio na condição de professor, escritor e, sobretudo, de coach de centenas de candidatos.

citacao-henry-ford

“Uma frase que cito – e explico – no livro, atribuída a Henry Ford, diz assim: ‘Se você acredita que pode, ou se acredita que não pode, você está certo’. Tenho isto como uma grande verdade, pois perdi a conta dos concurseiros que conheci, pessoas brilhantes, porém tomadas por uma sensação de angústia, medo e insegurança. Pessoas que, a despeito do esforço que faziam, alimentavam em si a certeza de um resultado negativo, que acabava sempre se concretizando”.

O especialista ainda faz um alerta. “A mensagem é simples: fujam de todos os que surgirem por aí vendendo facilidades. Não há atalhos. O único caminho que funciona é o do esforço e o da persistência. É exatamente o que eu batizei de CED – Caminho do Esforço Direcionado, um trajeto que vocês todos podem descobrir e aprender como trilhar, visitando os ‘7 Passos’ disponíveis no portal Olá Amigos”, concluiu.
Infográfico: o que você precisa pra passar!

Sérgio recomenda a leitura calma e reflexiva de ‘Como Ser um Concurseiro Vencedor’, como uma espécie de livro de cabeceira. “Muitos concurseiros relatam que já repetiram a leitura várias vezes, pois sentiram-se mais motivados e confiantes”.

No entanto, a mudança de desempenho nas provas de concursos, alerta ele, só acontece a partir da constituição de uma nova atitude mental, que implica assumir a responsabilidade pessoal por seus atos e, consequentemente, por seus resultados futuros.

“Aconselho ainda que o concurseiro conheça o projeto ‘7 Passos’, uma novidade do portal Olá Amigos. Trata-se de uma ferramenta de análise, reflexão e transformação de atitudes. Nela, o concurseiro descobrirá suas falhas e saberá como superá-las”.

7-coisas-que-voc-precisa-ter-para-passar-num-concurso
Fonte:Folha Dirigida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*