Você sabe montar um plano de estudos para concurso? Confira as dicas!

Como iniciar um planejamento de estudos para concurso? Quem já está se preparando para as provas que virão por aí deve ter se perguntado exatamente isso. Um plano de estudos ajuda o candidato a um concurso público a organizar-se com relação a tempo, disciplina da provas, como e por quanto tempo estudar. Não existe uma fórmula secreta que todos os concurseiros devem seguir, porém alguns pontos devem ser levados em conta por todos na hora de elaborar seu planejamento. Por onde, afinal, você deve começar?

Confira os passos para elaborar um plano de estudo
Flávio Toledo, professor de diversos cursos para concurso no Rio de Janeiro, orientou sobre como os candidatos podem iniciar seu plano de estudo. O primeiro passo dessa montagem é, segundo o especialista, “definir um objetivo, ou seja, uma carreira que deseja ser aprovado”.

Mas esse é apenas o princípio. Como existem concurseiros que trabalham e estudam, concurseiros que fazem graduação e estudam e concurseiros que conseguem dedicar-se inteiramente aos estudos, sem contar os que são pais, mães, precisam cuidar da casa, possuem filhos… Para isso, a dica seguinte busca personalizar esse plano de estudos.

Na hora de montar o cronograma, é importante identificar “seus pontos fortes, pontos fracos, suas preferências e suas carências em relação a disciplinas, local de estudo e formas de estudo”, segundo Flávio Toledo.

Como montar seu plano de estudo para concursos?
Dica – Você pode fazer seu planejamento em uma tabela simples, com os dias da semana na horizontal e os horários (ou turnos) na vertical, preenchendo os espaços em branco com as disciplinas, o tipo de material (texto, videoaula, questões, estudo de caso…) e quanto tempo leva cada uma dessas etapas (caso opte por dividir seu plano de estudo em turnos). No final você terá uma espécie de grade de horários, como as do colégio ou da faculdade, que ajudará bastante a manter a organização.

como-montar-seu-plano-de-estudos-para-concursos-1

Saiba como organizar as disciplinas em seu planejamento
De acordo com o professor, é importante estudar a teoria, porém a resolução de questões não deve ficar de fora, utilizando sempre uma ficha de erros para auxiliar. Sobre o que deve ser priorizado, ele destaca observar as disciplinas com maior peso na prova assim como as matérias que cada um possui mais dificuldades. “Estude em média duas horas para as disciplinas com peso 2 e uma hora para as disciplinas com peso 1”, indicou o professor.

Estão mais seguros? Agora é só escolher o concurso de sua preferência, ver o que irá cair na prova e elaborar seu plano de estudos o quanto antes. “Dê o primeiro passo e ajuste as velas, pois sua mudança de vida só depende de você”, finalizou o professor.
Fonte:Folha Dirigida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*