Quer passar em concurso? Veja 10 resoluções para 2017

2016 dá adeus e, é bem verdade, pouca gente vai sentir saudades. A expectativa, agora, é toda depositada no Ano Novo. O que será dos concursos em 2017? Segundo especialistas, o novo ciclo não deverá ser dos mais fáceis no Brasil. Embora a inflação já dê sinais de queda, o mesmo não vale para a taxa de desemprego, que deverá se manter estável ou mesmo apresentar pequena elevação. Portanto, se o tempo é de renovar as esperanças, ele exige também muito planejamento e ralação. Inclusive, dos concurseiros de plantão.

“Em cenários de crise como a atual, os concursos acabam sendo fortalecidos, até mesmo pela retração do mercado de trabalho. Por isso, nesta virada de ano, a dica é acompanhar com atenção o noticiário, para se informar com a máxima antecedência sobre as seleções programadas para 2017 e até para 2018. Mesmo com a crise em muitos estados, será inevitável que concursos sejam realizados. Na esfera federal, o Orçamento 2017, já aprovado pelo Congresso e aguardando sanção do presidente da República, contempla diversos concursos, como os do IBGE e de diversos tribunais. Isso sem falar nos milhares de municípios espalhados pelo Brasil”, alerta o especialista em concurso público Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso.

Para quem foi atingido em cheio pela crise que há cerca de três anos estancou o crescimento da economia do país, outra especialista traz dicas importantes de como concentrar-se, neste período, para começar 2017 com carga total, realmente disposto a dar uma virada no jogo, a construir um placar favorável. “Faça a observação do cenário e uma análise pessoal. Não permita olhar esse episódio como o fim da linha, pois isso resulta em uma crise interna, o desânimo bate e a estagnação chega. Pare e pense: o que eu posso fazer para que esse episódio da minha vida seja a mola propulsora da minha carreira? Converse com quem já superou crises, assista a vídeos motivacionais de pessoas que conseguiram se reerguer”.

Neste sentido, especialistas apontam, é preciso ter uma visão crítica sobre si mesmo e o mercado. Talvez, tenha chegado o momento de ampliar o foco, o horizonte de observação. Atuar numa área diferente. E – quem sabe? – trocar a incessante busca pela recolocação no campo privado pelo início da preparação para ingressar na carreira pública. “Apesar do momento crítico, oportunidades sempre surgem e, se não existirem, você pode criá-las. No entanto, a proatividade é essencial nesse momento. É necessário tomar a iniciativa e romper com o orgulho, pois muitas vezes a pessoa não quer fazer algo diferente do patamar do antigo trabalho, ou mesmo atuar num setor diferente da sua formação. Naturalmente, isso limita suas opções”, aconselha Cibele Nardi, membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Para quem quer começar a se mexer desde já, Paulo Estrella adianta: este é mesmo o caminho certo. “Com um bom planejamento e foco, o objetivo da aprovação é plenamente possível para quem decide iniciar a preparação agora, já de olho nos concursos programados para 2017. Faça escolhas por áreas, isto é, estude para órgãos e cargos que exijam conhecimentos correlatos. Não dá para sair atirando para tudo quanto é lado. Essa é a hora de conhecer novas disciplinas, coisas que nunca estudou antes, e ainda aprofundar as matérias que já estão na sua cabeça. O candidato deve aplicar-se no estudo teórico, mas nunca deixar de fazer questões de provas anteriores dos concursos nos quais pretende se inscrever”, recomendou.

2017: veja 10 resoluções para garantir a sua vaga!

infografico-2017

Fonte:Folha Dirigida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*